quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Espírito Não tem Idade
Se você não deixar o espírito não envelhece. Ele muda sim, se molda, mas a base dele não envelhece. Tenho mais de um exemplo, mas vou citar o Beto Soares, pois é o que tenho convivido nos últimos tempos. Quando falo com ele perece que falo com alguém da minha idade (mais preparado). Sinto um cara inteiro e com muito por fazer ainda na vida. É jovem, mas com idade para ser meu pai. Já é avo mais de uma vez, mas tem em si a juventude perdida ate por alguns jovens que são ranzinzas, que reclamam de tudo, que acham que o pouco que fizeram é muito. Decididamente não esta na idade os problemas e as soluções do espirito. Tenho uma vizinha que tem 64 anos, mas que na maioria das vezes é melhor sentar e falar com ela do que com os ditos jovens com suas neuroses e chatices. Aí penso, se jovens são assim imagina quando ficarem velhos. Que a carne envelheça, pois contra o tempo nada pode, mas que o espirito continue leve e faça bem por onde passar.
Aniversários
Conheço um sujeito que faz 38 anos no dia de hoje. Deveria estar feliz, afinal de contas aniversários quase sempre são sinônimos de felicidade, mas não está. Conta que precisava realizar alguns pequenos grandes sonhos, mas ainda não consegue e por isso não tem o que comemorar. Uns podem dizer que por estar vivo já devia fazer festa, mas o mesmo questiona o que é estar vivo. Pensa que o tempo corre contra ele. Loucura ou não, mas pensa assim. Se quisesse apenas uma vida como de outrora e sem outras coisas importantes a mais poderia estar despreocupado, mas como pensa em seus pequenos grandes sonhos fica a agoniado e se entristece. Olha para os lados e se vê só nessa luta, mas isso nem o incomoda tanto, pois foi quase sempre assim. Disse a ele que deveria se animar, mas com olhar perdido respondeu: “Quem sabe no próximo esteja pensando diferente. Ou quem sabe ano que vem esteja com boa parte do que quero realizado". Afinal de contas a vida segue.
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Política de Agora e de Outrora
Gosto de política por que cresci fazendo isso. Porem era a outra. Com lados definidos e quase nada desses arranjos de hoje em dia. E a de agora, hora me anima, hora me enoja. Na verdade tem me enojado bem mais que animado. Essas figuras que não mudam é um dos motivos que me faz criar certo ranço, mas tenho que continuar, pois é essencial nossa participação. Outra coisa ingrata nesse meio é que você é bom, é bom, é bom e do nada fica esquecido. Isso independente de partido. Parece que virou quase regra. Os partidos estão esfacelados e alguns comandam tudo como antigamente. Problema é que se trouxe o ruim de antes e o bom ficou por lá mesmo. Ideologia, companherismo, combatividade pelo coletivo, esses itens agora só no google.
A Saga da Busca
Então o sujeito dorme muito mal a noite ansioso com o dia seguinte. Devia dormir bem, pois o sono ou ausência dele não vão mudar o final da historia. Ele e então pela manha se prepara, pois a conversa que lhe interessa é à tarde e em mais um golpe contra si mesmo não almoça. Como se isso também fosse mudar a rota das coisas. Diz pra si mesmo nesse meio tempo que gostaria de ser como esses que não ligam muito para as coisas, coisas assim como bons empregos e futuro, mas se fizesse isso estaria mentindo. Ele vai preparado para tudo, pois a vida já lhe deu medalhas de ouro e latas de lixo. Vai esperando que seja bom, mas se não for terá que erguer a cabeça e buscar outro caminho. Faz isso ou dá um tiro na cabeça, mas como suicídio é pecado capital se obriga buscar novas alternativas. E ele é assim mesmo, não chega ser um defeito.
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Estou Vivo
Não, eu não morri e nem aconteceu nenhuma tragédia (ainda) por eu ter abandonado por um tempo o glorioso facebook (comecei hoje). Notei que muitos vêm ver se tem uma desgraça ao molho madeira para degustar. Isso pelo numero de acessos bem fora do normal no meu blog. Pensam assim: Vou ver o que aconteceu com esse FDP. Vem torcendo, mas se decepcionam, pois nada de incrível aconteceu. Como gosta de sangue e desgraça o ser humano. Como gosta de noticia ruim para formar rodas e contar. Estou apenas um pouco recolhido depois de tanta exposição e falar muito do mesmo. Cansado sim, pensando no futuro também, matando leões sem parar, mas continuo vivo e em busca do meu tesouro.
Bom Seria
Até onde vale a insistência quando se quer muito uma coisa ou alguém? Será que é valido todo tipo de rebaixamento para ficar perto daquilo que é almejado? Já vi muita gente deixar de ser quem era aos poucos e se transformar numa sombra. Seria esse ser tão especial ao ponto de ditar as regras, dizer o que é mentira ou verdade e ser implacável nos momentos mais difíceis do outro por imaginar coisas que não existem ou para testar como numa brincadeira o limite alheio? Se isso é especial para você, mas você não é especial para isso saia fora o quanto antes, pois cada dia ali no meio dessa queda de braços dificulta a partida. Porém é fato que podemos estar enganados em algumas coisas e esse afastamento custar muito caro. Bom seria sincronia, parceria, dialogar, acreditar. Bom seria um mundo com mais respeito e oportunidades. Bom seria mais amor e menos raiva. Bom seria, mas não é.
Geração do Comodismo e Medo
Impressiona como as pessoas esquecem o que disseram esses dias. Mudam por coisas mínimas, mas que nos seus olhares é o fim dos tempos. Mudam por comodismo. Mudam por puro egoísmo. Trocam discursos. Trocam de amores como quem troca de canal na TV. Se bobear troca de corpo e face para parecer outro. Quantos ainda são de verdades e firmes em momentos fáceis e difíceis? Quantos superam as pequenas barreiras da vida? Chega uma geração que não sabe enfrentar problemas e por isso jamais vai evoluir, pois sem enfretamentos não há evolução. Para alguns falta experiência e por isso é perdoável. Para outros falta é caráter e coragem de viver a vida como ela é.
Para Maioria Eleição Já Era
Somente isso e nada mais. Não, eu hoje não vou falar de eleição nem de política local. O que tinha para ser feito nas urnas foi feito e agora é esperar o berreiro começar aqui e ali. Povo mudou pouco. Juntando a majoritária e proporcional continua votando mal. Talvez tenha um desvio, uma tara, uma mania em fazer seu voto ser ruim. Talvez goste de ter motivos para depois reclamar mesmo tendo vendid
o o voto de forma direta ou indireta. Afinal de contas para muitos que graça tem se nada houver para reclamar? Quanto a Criciúma fazer mais o que? Somos terra devastada. Somos terra que aprovou ilícitos nas urnas e agora é esperar um milagre para que a cidade volte aos trilhos. Ao menos nunca fui ausente. Saio com missão cumprida.
Quem Sabe o Começo
Hoje pode ser o primeiro dia de uma nova época da minha vida. Pode não ser nada, mas pode ser uma conquista. Uma pequena conquista que lá na frente faça toda diferença nos meus dias. Isso por que ousei. Isso por que acreditei. Isso por que não fiquei escondido atrás de percentuais. Espero que os céus olhem por mim e depois de tantos percalços me deem o caminho que busco há tanto tempo. Se ainda não for o esperado não me resta alternativa a não ser seguir, pois quem está na estrada não pode ficar parado. Melhor de tudo, mérito só meu. Sem padrinhos e empurrões. Mérito meu e de mais ninguém.
domingo, 28 de outubro de 2012
Receita da Eleição
Maioria das eleições é ganha com logística, apoios poderosos ou com alguém que tenha passado político familiar/entes fortemente calçados economicamente ou família tradicional. Muitos dos que hoje chegaram a prefeituras devem quase que na totalidade a outras pessoas sua vitória. Sejam eles políticos ou empresários. Não vou dar exemplos para não ter os mimimi de sempre, mas repito. Em Santa Catarina e fora maioria não chegaria por mérito próprio. Está provado que só com boa intenção, sem grana, sem poderio da maquina muitos poucos conseguem chegar. Sorte dos que tinham isso a seu lado e azar dos que tinham só à vontade.
Sem Ter que Provar
Tu não precisa escrever textos que saem lagrimas dele para dizer que esta triste. Você também não precisa colocar 100 fotos sorrindo para dizer que esta feliz. Pode fazer um e outro, mas quero dizer que não se tem a obrigação de provar tudo que se sente. O estar de um jeito ou de outro é pessoal e se quiser ser compartilhado que o faça, mas está começando se impor a prova de estado de espírito. Ou seja, se estou triste com alguma coisa não posso falar de outra e nem demonstrar qualquer coisa contrária. Se estou feliz não posso me aborrecer por um só minuto. Esse é o tipo de coisa que se sente e não que se prova.
Opinião é Opinião
Numa certa musica do Roberto Frejat no final ele diz bem baixinho: “Queria ser burro, só assim não sofria tanto”. Olha, não tenho nada de especial, mas durante o ano li e escutei coisas que são dignas de um livro de piadas. Problema é que eram ditas em tom de seriedade e afirmação, quase em forma de dogma (verdade imutável e definitiva). Eu ouvia e rebatia alguns, mas como eram muitos passei apen
as colocar minha opinião que só muda com bons argumentos contrários, pois eu diferente de “xiitas” que conheço mudo sim minha opinião, desde que haja motivos para tanto. E tem mais uma que li certa vez e merece atenção: “Não condene a opinião do outro porque ela difere da sua. Vocês dois podem estar errados”.
Voz do Povo Nem Sempre é a de Deus
Aproveitando o gancho de um comentário que fiz no facebook lembrei-me do que disse o Juiz Rubens Salfer em entrevista à Som Maior faz poucos dias. Contrariando o que os arrogantes advogados de Clésio Salvaro haviam dito logo antes do programa (ou nele), o mesmo afirmou que nem sempre a voz do povo é a voz de Deus. E para “ilustrar” sua afirmação deu esse exemplo clássico: entre Jesus e Barrabás, com quem o povo ficou? Essa historia de botar Deus em tudo que é rolo não dá. Querer eleger com Deus. Querem ser campeões com Deus. Querem tudo com Deus. Que Deus seria esse para fazer esse ou aquele ganhar? Faça-me o favor.
Cidade Sem Prefeito
Criciúma continua com prefeito gastando seu patrimônio com advogados jurando que no STF tudo será resolvido. Nesse meio tempo (vai longe) a cidade ficará sem prefeito, ou melhor, terá um presidente de câmara que poderá nomear uma turma que não se sabe como vai agir, pois na sequencia com um prefeito de verdade maioria vai sair. Se já não bastasse o caixa mais quebrado que arroz de terceira, ainda vai passar dependendo do presidente da câmara uma turma que pouco renderá em termos profissionais e ainda podem fazer umas proezas. Sabem que vão sair e por isso que motivação tem essa gente para fazer um bom trabalho? Culpa do Clésio Salvaro e de quem votou em quem nem registro tinha.
Um Fala e a Manada...
Bom mesmo é se pudéssemos vir de cara limpa e falar tudo (já falo bastante) que pensamos a nosso respeito, dos outros e de tudo sem nos preocupar se nos acharíamos vitimas, loucos, cruéis, metidos e sem que as pessoas nos virassem as caras quando todas as verdades fossem ditas. Mais do que nunca qualquer palavra atravessada vira motivo de brigas de grupos. Normalmente não viram mais que isso, pois
a força e coragem é muito mais virtual que real. Às vezes acho tudo muito chato nas redes sociais, pois passa a impressão que tudo é feito para uma maioria. Parece que as pessoas estão ficando sem opinião própria. Claro que não podemos fazer o que disse no começo, mas também não precisamos sempre seguir a manada com medo de ficar só no caminho.
Messi (E os outros são os outros)
Vendo a reportagem do Messi com o garoto brasileiro no Esporte Espetacular impressiona tal simplicidade do craque. Coisa essa que já havia visto em outras dezenas de vezes. Um cara que joga tudo aquilo, argentino (nem parece), é mais gente boa, humilde que muito perna de pau que joga em times brasileiros e outros mundo a fora. Acho que ao gênio do futebol foi dado um upgrade em termos de humanidade. Coisa de craque. Coisa de gente diferenciada. Sem cabelo mudado a cada jogo, sem tatuagens, sem barulho, Messi é disparado e merecidamente o melhor do mundo.
sábado, 27 de outubro de 2012
Renunciar Sonhos é Morrer em Vida (Paulo Coelho)
"Quando renunciamos aos nossos sonhos e encontramos a paz - disse ele depois de um tempo - temos um pequeno período de tranquilidade. Mas os sonhos mortos começam a apodrecer dentro de nós, e infestar todo o ambiente em que vivemos. Começamos a nos tornar cruéis com aqueles que nos cercam, e finalmente passamos a dirigir esta crueldade contra nós mesmos. Surgem as doenças e psicoses. O que queríam
os evitar no combate - a decepçao e a derrota - passa a ser o único legado de nossa covardia. E, um belo dia, os sonhos mortos e apodrecidos tornam o ar difícil de respirar e passamos a desejar a morte, a morte que nos livrasse de nossas certezas, de nossas ocupaçoes, e daquela terrível paz das tardes de domingo."
Não Aja com Raiva
Uma das coisas que o tempo me ensinou é não agir com raiva. Ainda tenho que melhorar, mas estou no caminho. Não tome decisões, não faça coisas, não diga certas palavras, pois a raiva passa e o estrago pode ser irreparável. Agir no dia a dia com simples impulsos já não é recomendável, agir com raiva pode ser o fim do que não deveria ter fim. Pode perder um amigo, seu emprego, seu parceiro. Já dizia Eurípedes: “Agir com raiva é o mesmo que içar vela na tempestade." Então pare, olhe, escute. Não é trem, mas pode fazer um estragoooo... Palavra desculpa é boa, mas tem situações que ela de nada vale.
Nem Lula Nem FHC (Não a Idolatria)
Acho burra qualquer tipo de idolatria. Seja no futebol, na musica, na política e ate mesma na religião, pois tu podes crer sem idolatrar, ao menos em demasia. Fernando Henrique Cardoso foi um grande presidente ao contrario do que petistas dizem e é muito acima da média intelectualmente que todos os políticos brasileiros. Lula tem seus méritos. Lutou e chegou aonde queria com as armas que tinha e tem seus prós e contras. Assim sendo duas figuras de destaque. Não vou entrar em miudezas, mas acho de extremo mau gosto o desmerecimento de algumas figuras somente por serem de partidos opostos. Isso é politica feita com fígado e não com a cabeça. Se o Brasil melhorou como dizem tem o dedo de FHC e de Lula. Um processo que começou e continuou. Podem discutir, mas com menos agressões baratas, e por favor, sem idolatria, pois nenhum desses merece.
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Mudas às Vezes é Vital
Não falo de mim, mas serve para mim também. Tem horas que decisões precisam ser tomadas. Falo de decisões com tom de definitivas e não aquelas paliativas, aquelas que são tomadas pela metade e que no fim só alimentam o que deveria morrer de fome e sumir da nossa vida. Hora de limpar a alma. Limpar os cantos da alma mesmo que isso de cara pareça doer e ser indevido. Não podemos ficar reféns. Não podemos estar com quem nos subjuga achando que estaremos embrulhados em papel de presente sempre que quiserem ou precisarem. Isso seja no trabalho, na família, seja na vida em sociedade ou na pessoal. Temos que nos dar o devido valor mesmo que ninguém nos dê. Tenha certeza que uma hora tudo vira e as risadas virão, pois essa é a graça da vida. Mudar é preciso, muitas vezes é vital.
Nota Pessoal (Batida do Martelo)
Concluindo a questão jurídica em determinada cidade (vai dar certo) o caso do convite feito por grande amigo meu (reforçou hoje) para trabalhar lá ganha força no meu interior. Pensei muito essa noite e o rolo que se transformou Criciúma é um dos motivos que me farão sair daqui. Também tenho motivos pessoais, mas acima de tudo a necessidade de respirar novos ares e ter um projeto sóli
do. Preciso de salario, mas também preciso de projetos. Sei que para muitos será um alívio, mas para outros não. Há quem terá saudade no lado pessoal e outros no profissional. Outra mal aqui é a falta de parceria. Prefiro estar perto de parceiros seja onde for do que lutar só na minha cidade. Criciúma e as coisas aqui são assim: Ou faz parte dos pequenos feudos ou tens que fazer milagres para viver. Quem sabe construo com ele uma parceria o tornando com a parte que sei (ajudando) já na próxima eleição vereador e depois, depois. Ele tem no sangue o mesmo que eu: Vontade de buscar o espaço merecido. Além do que é uma companhia excepcional. Converso na segunda com Beto Soares (grande pessoa) e devo começar (recomeçar) na agencia na sequencia. A partir de janeiro e com o desenrolar da coisa tomo minha decisão. Pensar, lutar pelos outros e por causas é importante, mas esquecer de si mesmo é um tempo que não me pertence mais.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Agora acaba?
Será que um dia Criciúma terá um centro sem lama novamente? Será que conseguirão acabar as obras que viraram meses e meses? Será que tem alguma frente de guerra para ser aberta próxima a outra eleição pra dizer que o governo faz aquilo, mas faz obras também? Incrível o quanto demora as obras centrais e a falta de planejamento das mesmas. É tão desorganizado que não é preciso ser engenheiro para ver que falta planejamento. E pra encerrar: Será que vamos ver mais “Marcio e Eu” ano que vem juntinhos vendo as obras? Duvido muito.
PSD - O Aglomerado
Um dia Kassab de saco cheio de ter que escutar líderes do seu e de outros partidos dando pitaco e direção na sua vida, e ainda mais de ser oposição ao um governo federal que está há tempos e por alguns motivos e pela incompetência da oposição ficará mais, resolveu criar sua “fazenda”. Criou e os bichos começaram a chegar. Maioria parte do Dem, mas veio PSDB, PP e ate mesmo PT no caso de Jorge Boei
ra e outros. O zoológico estava pronto. Quanto aos deputados é o seguinte: Oras bolas, por que de pires na mão na oposição se posso virar “amigo” da turma? Em suma, o PSD ainda não é bem um partido, é um aglomerado de interesses. Não tem história e é formado por gente de todo lado e pensamento. Quem sabe um dia se torne um. E Kassab saiu feliz, saiu de mandado por vários a líder de muitos.
Me Dê Tudo e Serei Feliz
Quando tudo vai bem é eu te amo, eu te amo, eu adoro, é o amor da minha vida. Qualquer coisa que aconteça mesmo sem culpa direta do vivente é tu não presta, tu é vagabundo, tu não vale nada, a culpa é toda tua e eu sou a vitima do mundo. E assim a vida rola por aí. São amores movidos a brisa e que qualquer vento mais forte desmonta. São amores de conveniência. Dê-me tudo e seremos felizes. Resolva
tudo e seremos eternamente felizes. Porem resolva você, pois não posso mais cansar minha beleza e me preocupar com nada. Grande modernismo, direitos iguais sim, mas deveres melhor ficar como outrora. Tenho visto por aí e não é pouco. Isso com homens e mulheres. E assim mais um motivo para falência de relações.
Hora de Romanna Quebrar o Porquinho
Será que Romanna Remor terá que quebrar o porquinho e tirar as moedas para que falem bem dela em algum lugar da imprensa? É sistemático o colocar de nomes a prefeito pelo PMDB e o desmerecer Romanna. Em pesquisas internas todos sabem que Romanna tem frente a qualquer outro candidato do partido. Sem contar que na hora de ser jogada na cova dos leões foi ela que se apresentou. Vários tolos sem provas disseram que ela haveria ganhado 400 mil para ir para o PMDB. Então teria ganhado isso para ficar em casa? Primeiro, não ganhou, foi por ter seu partido falta de estrutura e por que o PMDB não tinha um candidato competitivo. Segundo, ela não foi mal. Ele é que fez uma campanha de mais de uma década e detonou.
Se for nosso é inocente
O povo é engraçado, ou melhor, sacana. Falam por aqui do mensalão em tom maior pedindo punição (merecida) para os que foram condenados. São os anticorrupção seletivos. Falam de lá, mas esquecem daqui. Os mesmos que malham o mensalão são os que aprovam e defendem o governo Salvaro que tem ação cheia de provas materiais do desvio do dinheiro publico no caso das lajotas. É bom lembrar que o detectado foi 1,2 milhão, mas a obra que era 8 acabou em 32 milhões. Também que mal há né? Não falta na cidade. Imagina... E não interessa valores, interessa o ato. Muitos fazem piadas ao dizer que Lula não sabia do mensalão (óbvio que sabia) e ao mesmo tempo querem dizer que o ordenador de despesas e fiscalizador de obras in loco não sabia do que acontecia com as lajotas douradas. Nessa hora melhor é calar para não cair no ridículo.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Dois Motivos para Vingança
Falando em vingança vejo apenas dois motivos para tal ato. Dois motivos que levam uma pessoa a viver pensando nisso sempre que arruma um espaço vago. 1 – Um fato realmente grave cometido contra si ou alguém próximo. Algo que deixe marcas ideléveis. Mesmo não achando que vale a pena, nesse caso não culpo quem o faz, pois nem tudo tem perdão e às vezes merece troco. Não somos (eu não sou) tão elevados espiritualmente para perdoar tudo. 2 – O motivo puro e simples de ter inveja do outro. É o tipo de vingança sem motivos. É a vingança feita para compensar sua incompetência ou má sorte na vida. Cheio desses por aí. Querem se vingar, mas nem sabem de fato o motivo. Apenas escolhem um alvo.
Coronéis em 2012
Criciúma hoje lembra aquelas cidades do sertão onde coronéis mandavam (mandam). Um povo aliado mesmo sem gostar obedece para manter sua parte na conveniência e a outra parte faz idêntico por medo. O restante que é contra como é minoria faz pouco barulho, pois todo barulho pode ser condenado. Sabe-se que coronéis antigos eram vingativos e que os de hoje em dia nesse quesito não mudaram muito. Uma coisa é fato, como naquelas cidades o “mandato” dos coronéis teve fim aqui também terá. E diz a lenda que o final será tumultuado, digno de asco e modo operante desses. Haverá intriga, traição, haverá a face de um homem sendo colocada como de fato ela é. Quem viver verá.
Sem Padrões
Isso serve mais paras mulheres, mas é para todos. As pessoas devem cair na real que não somos modelos e por isso não podemos cortar os pulsos por ter isso a mais ou isso a menos (eu nem aí). É contado o que usufrui de beleza série A. Maioria tem vantagens e desvantagens corporais. Não é por que passa na TV que tem que ser assim que se o contrário for tudo está perdido. Não é por que uma meia dúzia (mais) não tem qualquer outro valor moral ou intelectual e concentram suas vidas no físico que temos que fazer o mesmo. Se cuidar sim, enlouquecer não. Não caia na bobagem de se achar menor ou incapaz por não se enquadrar no que alguns dizem ser padrão. A vida é mais que isso. E repito, maioria é normal, mentira, maioria é ruim de lata, uns poucos mais ou menos e uma minoria acima da média.
Só Pensa Nele
O prefeito que já é quase ex-prefeito anda com advogados pela mão, custam uma fortuna, para tentar virar o jogo ou ao menos prorrogar. Pensa em governar com liminares. Vai tentar, mas não vai conseguir. Porém nem deveria fazer isso. A cidade precisa de um prefeito legalmente eleito e não um que viva de liminar judicial. Faltou respeito quando continuou mesmo estando indeferido e continua faltando respeito quando tenta achar brechas na lei para se manter no poder. Imagine ele hoje prefeito, amanha não. Depois prefeito, depois não. Criciúma merece isso? Egoísta e vaidoso que é continua pensando só nele.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Os verdadeiros e os falsos
Quando as coisas boas acontecem com você quem liga ou entra em contato são seus amigos de verdade, aquelas pessoas que torcem por você. Quando as coisas ruins acontecem quem o faz são os falsos. Aqueles que se dizem seus amigos, mas querem mais que você se dane. Esses ligam para saber da desgraça, mas raramente fazem a mesma coisa quando a noticia é boa. Nesse caso remoem, dizem uns palavrões e deixam pra lá. Iludido daquele que jura ter dezenas de amigos. Conhecidos sim (tenho centenas ou mais), amigos não. Esses são poucos e por isso tem que ser valorizados.
Criciúma Série A
Entre outras vantagens da série A é que na B você tem que ficar na frente de dezesseis para ir e estando na A tem que ficar na frente de quatro para se manter. rs rs... Lá é casca grossa, mas o Criciúma por sua tradição e amor ao futebol merecia voltar para seu devido lugar. Somos uma cidade do Sul de Santa Catarina na A. Somos o “interior” do estado no A. Nós somos nós e mais muitos estado a fora que sofrem com a empáfia da crônica da capital. Depois dos pesadelos que foram vários voltamos a ter um sonho realizado.
O Convite Inesperado
Não darei nome da pessoa nem da cidade, mas recebi com surpresa convite para assessorar o mesmo caso seja secretario (acredita que será) ou fazer parte do governo mesmo não sendo, pois tem forte poder de indicação. Como em quase todo lugar lá também existe uma pendencia judicial, mas esse não é ficha suja. Salvo engano uma questão partidária e estão resolvendo. Uma cidade litorânea (quase porte de
Criciúma) com umas das mais belas praias do Brasil. Sabe o que é isso? Amizade de verdade e modéstia a parte, competência, coragem, dedicação. Aguardo situações aqui que acredito se concretizarem. Por sinal duas situações (uma já com devido convite que também me deixou bem feliz). Não acontecendo por algum motivo e clareando lá, faço a mala e vou (vamos). Primeiro por que preciso prover meu sustento com dignidade. Segundo por que o convite vem de uma pessoa fora de serie. E terceiro por que seria uma nova experiência. E mesmo se não for preciso valeu a intenção e jamais esquecerei tal ato. Também tenho noticias boas e as compartilho com quem gosta de mim. Nem só de dureza é feita a vida.
A Cidade é Nossa
Gosto muito de Criciúma, mas muito mesmo. Porem a cidade vem me causando uma serie de decepções. A cidade que parecia ser um lugar de gente com cabeça boa hoje sofre uma crise existencial. Não é normal o pensamento que ronda as ruas. Não se pode bater palma para o que acontece no momento. Acredito que isso seja uma espécie de câncer que será tratado em tempo e extirpado. Uma cidade como a nossa n
ão merece que estrangeiros vindos daqui e de lá deem o tom. Não estou falando agora por ser eleição, pois não é. Estou falando por pensar isso de fato. Acredito que Criciúma ainda voltará a ser o que era sem slogans baratos. Com governantes que nos olhem de forma reta e não cima para baixo. E tem mais estrangeiro querendo governar a cidade. Cuidado, o exemplo foi dado. A cidade não é escada. A cidade é nossa.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Prefiro o Parecido
Dizem que no amor os opostos se atraem. Grande bobagem. Essa é mais uma frase daquelas que alguém criou por algum motivo particular, outros gostaram e tocaram em frente. Desde quando que vou querer ficar com alguém que seja o contrario de mim? Vou quer uma pessoa que não goste do que gosto e que eu não goste das coisas que ela gosta? Se completar em certos sentidos sim, mas dizer que o bom é ter alguém oposto a tudo que pensamos e gostamos é no mínimo falta de bom senso. Eu prefiro quem pense parecido comigo e ande na mesma direção.
Eles São o Futuro da Nação II?
Nunca esperei que adolescentes/jovens fizessem grande coisa. Ate por que é tempo de aproveitar, errar para depois consertar, ou não, fazer coisas que depois estarão fora do seu tempo. Porem é possível viver a vida muito bem vivida, mas deixando também seu legado por mais simples que seja. Se não for quando jovem, mas que seja o começo do preparo para o depois. O que acho que não pode acontecer é não fazer nada nem agora nem depois. Acho cruel é tanta coisa a disposição e não ver nenhuma evolução, pelo contrario, vejo retrocesso. Se acham que é assim mesmo então que assim seja. Cada qual com suas loucuras e ausências.
Eles São o Futuro da Nação?
Décadas atrás gerações tinham dificuldade de pensar o país como um todo por que não tinham acesso à informação, direito de se expressar livremente e de maneira que tivesse longo alcance. Passado muito tempo a informação se tornou possível em quantidade que jamais se esperava. Veio à informação e a chance de expressão, e o que vemos, ao menos eu vejo, é uma jovem geração que não sabe a que veio. Ou sabe e escolheu passar batida. Uma geração que ri de tudo e trata assunto sério como piada. Tenho medo das próximas. Tenho medo dessa história que “as crianças são o futuro do Brasil”. Vamos sim cuidar delas, mas melhor não contar mais com essa história de que elas serão o bom futuro da nação.
O Devaneio Continua
Começou essa semana na rede (nem sei quem) mais um movimento em prol da ilegalidade. Acho que vão fazer algo para levar aos tribunais e pedir que os mesmos abram exceção somente para o enviado dos céus chamado Clésio Salvaro. Todos os outros com impedimentos continuarão assim, mas ele será liberado, só ele. Por favor né... Quem faz isso o faz para chamar atenção do prefeito puxando seu saco a espera de recompensa ou em busca de uma popularidade passageira, mas esquece do ridículo perante os homens e mulheres de bom senso que ainda habitam a cidade/estado/país. Sinceramente gostaria que abaixo assinados e coisa do tipo caíssem nas mãos do TSE e STF. Queria ver a resposta. E o fim do mundo não chega.
domingo, 21 de outubro de 2012
Voto Sem Efeito
Criciúma começa mais uma semana de boatos quanto ao futuro politico do município. Podíamos ter um prefeito eleito de forma verdadeira, sem conto de fadas, sem a tal fraude eleitoral. Podia ser Marcio Burigo, que também tem parcela de culpa em participar de uma chapa sem registro, ou Romanna Remor se o povo votasse numa chapa existente e soubesse analisar propostas e feitos do além dos que aqui estão, mas não, nós somos a cidade que aprovou o ilícito nas urnas e que de troco ficará sem prefeito de fato ate não se sabe quando. Culpa da loucura e da vaidade de um homem. Hoje prefiro me poupar e não citar seu nome, mas todos conhecem, pois ser popular é sua profissão e missão na terra.
Reconheçer Erros Faz Parte
Tenho noção clara dos meus erros e fico puto da cara comigo por poder ter melhorado em alguns pontos e não ter conseguido ou conseguir e do nada repetir. Fazer o que? Sou falível. Não sou como os milhares de exemplos que enchem nossas ruas e principalmente nossas redes sociais. Essa gente perfeita que não sei por que não torna o mundo uma maravilha. Afinal a conta deveria fechar: Muita gente boa e
livre de defeitos= Mundo quase ideal. Estranho é que o mundo continua recheado de traições, mentiras, sacanagens, corrupção, dissimulação, egoísmo, ódio, inveja e afins. Eu ao menos, erro, admito e sei que tenho que melhorar. Já muitos erram prejudicando a si e a terceiros, porém juram que levam vidas exemplares e vivem de dedos apontados. Admitir e saber que é necessário melhorar é o começo para seguir um caminho melhor. Não ver, não admitir, é estar propenso a qualquer instante cair num buraco sem fundo.
Cidadãos do Período
O que noto é que as pessoas não se interessam com a administração do seu município. Não querem saber se dividas são feitas, se no futuro haverá dinheiro para o básico, se o os pagamentos por serviços tem preço justo, se existem projetos para isso e aquilo. Por essas e outras que muitos saem ricos (milionários) ao final de mandatos. Nesse meio tempo levam os viventes com propagandas reforçadas por apertos de mãos. E uma maioria quer apenas “brincar” de competir em tempo de eleição e dizer que: “Eu ganhei e você perdeu”. Passado isso voltam ao seu estado de letargia. Pensam no seu extrato de conta, na sua casa, no máximo na sua rua e os outros que se danem. E afinal de contas na cabeça desses ignorantes todos os políticos são iguais. Esses só mudam quando algo lhes toca diretamente. Até lá negócio é estar na mesma onda que a maioria.
Falidos na Fonte
Tem relacionamento falido já na raiz, mas mesmo assim por conveniência que são de vários tipos continuam. O que podia se resolver da melhor maneira possível para todos se agrava com os próximos passos. Nem gosta tanto, não se dão bem, mas noivam, casam e agora o vinculo infinito, tem filhos. Filhos que vão conviver provavelmente num lar de brigas ou com pais separados. E se for para viver em clima de guerra, pois que se separem. Porem, muitos também não separam. Afinal de contas a festa foi tão bonita e o que os outros vão dizer? Na verdade separa, mas demora anos a e anos para descobrir que o nasceu podre não tinha como salvar. Dali em diante é remediar e recomeçar se der tempo.
Filmes: os bons estão ocultos
Estamos vivendo uma crise quando se fala de bons filmes ou os bons estão sem espaço na mídia e assim temos dificuldades de encontra-los. Tem os mesmos que ser procurados cuidadosamente em locadoras ou ate mesmo vez em quando arriscar ver um filme sem jamais ouvir falar neles num desses canais que temos por ai? Tudo hoje em dia é assim, com interesses de mercado ou pessoais tem muita coisa medíocre sendo vendida de forma massiva como se fosse boa. Passam por filmes, jogadores de futebol e até mesmo políticos. O engodo é moda e o povo parece gostar da moda da vez.
sábado, 20 de outubro de 2012
Fim da Novela
Fim de novela tem muito em comum sempre, mas esse mesmo tendo decepcionado alguns que gostam mesmo é da vingança pura e o pior possível para o “bandido” da trama, vi algo diferente. Não foram vários casamentos, não foram vários nascimentos, mas falou de algo essencial em nossas vidas e que muitas vezes somos humanamente incapazes de lhe dar. Trouxe a tona o ato do arrependimento e do perdão. Não precisas voltar a conviver com quem lhe fez mal como se nada tivesse acontecido, mas dependendo da situação o perdão perante o arrependido faz mais bem a você que ao perdoado. Somos ainda na maioria muito pobres em espirito para perdoar, mas apesar de ser só uma novela espero que tenha despertado em algumas pessoas a vontade de perdoar nem que seja pequenos erros de outros. Todos ganham. Dali para frente é uma nova oportunidade do perdoado reescrever a historia.
Ação no Tempo Certo
Esse negócio que pode esperar que o que é seu está guardado acho que não é bem assim não. Escuto por aí e leio essas “imagens” com dizeres que se não veio ainda é por que não é hora e penso que deve se ter um entendimento adequado. Em Eclesiastes diz que: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Acredito no dizer bíblico, mas não acredito que quando o tempo chegar tudo acontecerá ao natural e a tal coisa esperada cairá na nossa frente. Tem sim o tempo certo, mas nesse tempo sem luta e busca nada acontecerá. É nisso que acredito.
Boleteiros de Plantão
Nesses artigos e colunas de alguns boleteiros é tanta besteira escrita em tão pouco espaço que "acho" que alguns escrevem apenas para agradar uma meia dúzia, ou um só. Escrevem para fazer média e dar aquela passadinha por lá vez em quando para “comer” uns quitutes. Entre outras do fim de semana li que Romanna Remor está fora do quadro politico da cidade. Li que a mesma caiu como um a patinha. Que antes era dócil e agora agressiva. Tudo isso é puxa-saquismo de forma indireta. Como cansa alisar o saco do vivente de forma direta fazem isso. Romanna fora? Ledo engano. Está firme e tem espaço para se necessário manobrar. Fora mesmo do circuito conheço só um: Clésio Salvaro.
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Ingratos, Ignorantes ou Invejosos
O que Eduardo Pinho Moreira já fez pelo Hospital São José (dever sim, mas fez) e sem reconhecimento é brincadeira, ou melhor, sacanagem. Em seu twitter hoje: Agora em Criciúma, com Acélio e Vampiro visitando obras no hospital São José, de salas cirúrgicas e leitos de UTI. Faz tempo que olha e faz muito pelo hospital. Podem questionar outras coisas, mas não saber admitir os feitos de quando prefeito e depois no governo é ignorância ou inveja de oposição.
Jorge Feliciano (Político de Verdade)
Tive o prazer de conviver ate seu último dia de vida com um dos mentores no inicio da carreira e ate bom tempo depois de Eduardo Pinho Moreira, seu Jorge Feliciano. Um homem que fazia politica de verdade. Não dessas invenções de hoje em dia. Tenho um livro escrito por David Coimbra que se chama: Atravessando a Escuridão (Memórias de um Comunista Casual). Na época cheguei de Florianópolis (trabalhava lá) numa sexta e fui vê-lo à noite. Na chegada ele disse: “Ohhh bonitão de Florianópolis.” Estava na cama. Eu, ele e meu pai que era seu parceiro de dia a dia batemos um papo. Na hora de ir embora lhe dei um beijo e fui. No outro dia faleceu. Grande homem. Deixou saudades. Obs. Foto de 1963 quando era Presidente do Sindicato dos Mineiros.
Cuidado Poderosos
Quem tem que ter medo é quem tem muito a perder. Quem pouco tem, o seu medo é proporcional. Se cuidem grandes autoridades, poderosos, os que acham que estão acima do bem e do mal e fazem o que quiserem com qualquer um. Cuidem-se esses que atropelam o mais fraco. Abra os olhos quem tem tudo e acha que quem tem pouco nada pode. Um desses num dia fúria pode querer vingar tudo que ele e os seus passaram nas mãos de alguns. E pode vingar usando seus instintos mais primitivos. Até uma pessoa boa pode ter um surto diante de humilhações continuadas e dificuldades extremas. Então é assim: Ninguém está livre de um “imprevisto”. Por isso, respeito e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
Agradar uma Parte Basta
Você jamais conseguirá ser gente boa para todos. Sempre haverá uma minoria que não gosta de você e dirá gatos e lagartos a seu respeito. Só é considerado “queridão” aquele que nada opina, nada contraria, nada busca, ou seja, mal vive. Esse é gente boa, afinal de contas não disputa nenhum tipo de espaço, assim pensa a maioria. Porém é importante que essa minoria, ou nem tão minoria exista. Muitas vezes são eles que nos estimulam a sermos melhor. E inimigo/adversário tem uma vantagem: São os únicos que não podem nos trair.
Assinar:
Postagens (Atom)