quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mérito Em Baixa – Sistema É Outro – É Pior

O mérito perde seu valor dia a dia. Tudo parece ser mais importante que o mérito. Olhe lá quando esse coitado chamado mérito tem ao menos valor de boca. A meritocracia é usada por pouquíssimos. Em poucas palavras esse termo significa que posições e a devida valorização são conquistadas com base no merecimento que agrega desde valores subjetivos até o poder técnico do individuo. Tornou-se, salvo raras exceções, mais importante trabalhar lobbys ou ser parte do “Lado B” num sistema nojento do que se importar de fato em ser bom e honesto no  que se faz. Só que também aprendi que o efêmero e ruim é receita de fracasso. Engana pouco tempo, depois desaba. E que o bem sucedido para sempre (ou quase) são os cercados de gente capacitada e feliz com o que faz. Não estou choramingando. Isso fiz anos atrás e nem adiantou. Quando o pensamento é curto não há barulho que faça acordar e colírio que limpe a visão. Só sentem quando tudo acaba. Registro por ver que cada dia a situação piora em termos da valorização pessoal e profissional por mérito. Tenho profunda preocupação com as novas gerações de competentes e de boa vontade que mais que nunca enfrentarão o mercado do esquema, do sexo em troca e da fraqueza intelectual e de caráter de muito empregador e assim sendo se decepcionarão. Se é muito bom em algo, tem-se a sorte de cruzar com um “visionário”, se tem a oportunidade de empreender negócio próprio ou a decepção será visitada centenas de vezes. Tomara que eu me engane. Acho que não. Exemplos? Todos conhecem ao menos um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário