segunda-feira, 30 de abril de 2012

Momentos (Rafael Lyra Teixeira)

"

Há momentos de recolhimento. Momentos que o melhor a fazer é não fazer nada. Calar-se por um momento. Fechar os olhos e harmonizar a alma mantê-la concentrada.

Há momentos de descontrole. Momentos que o melhor a fazer é o que está escrito no verso passado. Atar-lhe para recompor-lhe. Fechar a boca e segurar o absurdo engasgado.

Há momentos de afastamento. Quando reside o medo do esquecimento da temporariedade. Há de respeitar o primeiro verso e assim afastar o tormento. De perder aquilo que não possuis, pois o que há é entrega, afinidade.

Há momentos de luta. Que há de ser serena, pensada, produtiva. Não como uma guerra onde se mata, oculta. Mas de construtiva labuta.

Há momentos para tudo. A sabedoria encerra-se em saber o momento correto. Possuir senso agudo.E desta forma viver a vida em movimento constante, harmonioso, reto.

domingo, 29 de abril de 2012

Eu errado?

Uma pequena curiosidade a respeito de um jingle que está no ar e na ponta da língua de quase todos há muito tempo em Santa catarina e Rio Grande do Sul. É a música Vida da RBS TV. Beto Soares é um dos criadores do mesmo. Hoje é “o cara” da agencia de publicidade aqui em Criciúma chamada Jardim das Boas Ideias. Pra mim de grande importância esse período ao lado de alguém como o mesmo. Além de eu poder apoiar quem acredito na próxima eleição para prefeito tenho essa oportunidade única. E ainda tem gente que acha que deveria ficar onde estava. Era mais certo... Afinal de contas ele hoje tem 74%. E aprender mais pra que também? E pra que gostar e confiar no seu candidato né? Penso diferente em muita coisa e independente de resultado a vida não acaba em outubro.

Tem motivos para preocupação?

Minha lata é ruim por natureza, mas mesmo assim há quem goste. Vi prefeito na TV agora (rede vida) e "nego" tá ruim hein... Preocupação com eleição não é, pois estão sobrando e não tem lei que pegue por aqui (isso tudo segundo os divinos). Será que tem mais problemas no paço? Parece que mais visitas indesejadas andaram acontecendo por lá. Salvo engano na sexta retrasada. Pra variar prefeito parecia (imagina) em campanha como fez mandato inteiro. Direito dele fazer isso e da oposição de cobrar. Hoje do lado "dos padre", afinal de contas importante é parecer, ser é somente um detalhe. Daqui a pouco de fato e com meios “quase igualitários” campanha começa também para Ondelondes e Romanna Remor e então poderemos ver qual é. Mas como não sou apenas critico barato como muitos, deixo claro que é valido o que fizeram para os católicos da região. O local é bom, falta acabar, pois está inacabado e manter publico, pois sondam privatizar. Acabando e ficando público a obra é valida.

Encontro é Natural Permanência Necessidade

Andando por aí, lendo por aqui, ouvindo por lá chego a conclusão que de fato a frase "vocês se merecem” é verdadeira. Isso pode ser nos casamentos, no dia a dia, enfim, em todos os setores da vida. Mas se tem uma coisa que une e mantém unido de fato é pobreza de espirito e a mediocridade, pois os um pouco melhor conseguem fazer novas combinações e sair da vala comum. Às vezes não resolve, mas nesses casos existe esperança de um achado. A união “série D (baixo escalão)” é o tipo que se dá quase por osmose, ela é natural, não precisa nem fazer força que ela vai acontecer. Bem que assim fica bom para o casal, para dupla ou a formação que for, pois sinceramente não acredito na famosa que diz que os opostos se atraem.

Os que se atraem e precisam uns dos outros para se manter vivos são os que possuem os mesmos pensamentos e modo de agir. Pode existir variação nos iguais, mas a essência é a mesma. Das coisas que tenho visto durante a caminhada nessa bagaça chamada terra maioria não me espanta, só confirma. Mas nesse mundo tem espaço para todos e até necessidade que todos os tipos existam. Todos iguais e as diferenças não apareceriam e então perderia a graça de viver. Tem gente que só convive com coisa ruim e por algum motivo que sua cabeça cria jura ser “pop star”, mas cada um do seu jeito e a vida segue. Por sinal mesmo tendo eu minhas mídias e usá-las faz um bom tempo tem freguês que jura que tudo que é escrito é dirigido para seu umbigo. Antes eram uns, agora são outros e depois virão novos dessa espécie. Mas essa é mais uma característica dessa linhagem, achar que são o centro do universo e que fazem efeito devastador nos outros. Isso não é dica, é meu ver e como já disse: “Vamos deixar tudo como está que assim fica bom pra todos. Sem mudanças”.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um Breve Diagnóstico da Rede

Eu escrevi essas breves linhas lá no face, mas as deixo aqui também por que vale para todas as redes. Lamentável diagnóstico. A rede tirou grande parte da hombridade, respeito e humanidade das pessoas. Isso é geral e com mais variados assuntos. Escondem-se alguns atrás de fakes, outros falam o que querem apenas por questão pessoal em momentos de fúria ou até mesmo por insanidade continua. Outros agridem o próximo como se não fosse ninguém ou talvez nessa hora lembrem só da página e não pessoa. A coragem que não tem e os argumentos que não possuem tomam força aqui na sua própria cabeça como se fosse a batida do martelo de um juiz. Tem gente até que parece mesmo esquecer quem é e fala e faz coisas inacreditáveis. Tá sobrando teclado e faltando “homem” de verdade. Mas se for assim cada um que assuma suas responsabilidades e também cada um que cure e aprenda viver nesse mundo nem tão saudável assim. Eu já aprendi faz tempo. A bagaça me obrigou. Bom dia e segue a vida.

Amor ao Paço ou Dor de Cotovelo?

No Sul Noticias de hoje Dal Farra diz que Salvaro (seu amigo) será recordista de votos e que PMDB e PT têm isso e aquilo de defeito. Não vou me estender. Essa é a analise de um vivente assessor de Décio Góes na assembleia e assim sendo participante direto das brigas entre os grupos de próprio Décio e Zé Paulo. Olha como anda afinado com paço. Isso na coluna passada: “Fui notificado com multa de trânsito de R$ 191 e menos sete pontos na carteira. Tinha certeza de que não cometi nenhuma infração. Recorri ao meu amigo primeiro-ministro, professor Arleu da Silveira. Arleu me convenceu de que a multa é justa. Acabei concordando e, é claro, no vencimento, pagarei. Acho que houve falha técnica no equipamento.” Tente você cidadão comum sem ligações políticas pegar uma multa e ir reclamar com Arleu. Quem sabe agora ele faça diferente, mas vá e depois me conte. Acho até bom aproveitar esses dias. Via por mim. Dal farra é recebido ou escutado por que sua coluna tem sempre direção certa.

Diz também que Boeira saiu do PT por causa da eleição municipal. Pois é... Esquece que em diversas vezes diz que o problema era com Ideli e que ela devia explicação. Aqui uma delas que está em sua coluna: “Desabafo do Jorge Boeira no programa Adelor Lessa na Som Maior e TV Litoral Sul não me surpreendeu. Teve razões muito fortes para deixar o PT. Ainda não disse tudo. Ideli deve, sim, explicações.” Como vem agora dizer que Boeira saiu por causa da eleição aqui? Se contradiz. O ódio faz isso com as pessoas. E se o Salvaro passar na malha da ficha limpa que faça então sua campanha como Romanna Remor e Zé Paulo farão a sua.

Resultado é na urna e será aceito se feito dentro da legalidade e depois virão outras eleições e a vida segue. Partidos longe de elegerem mais alguém. Na outra Salvaro foi eleito no PSDB que não tinha expressão nenhuma e fez mesma votação que Acélio (PMDB) e Décio (PT) juntos. Dos partidos se começa bem ou mal, mas não é nem metade do caminho. Quem elege de fato é o povo. Não se pode tirar do povo esse mérito. Em tempo: Ainda não vi Dal Farra falar da obra que era 8 e virou 32 milhões? Se alguém viu favor indicar local que quero ver também. Não é ele o paladino da moralidade? Sem mais. Apenas fatos e minha opinião. Respeito direito dele e de todos, mas já que até quem não existe opina vou opinar também, sempre.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Partidos ou Siglas de Aluguel?

Via Adelor Lessa: "Prefeito Clésio Salvaro, PSDB, foi ontem ao presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, em Brasília, pedir apoio do partido para sua reeleição. Estava acompanhado dos candidatos a prefeito do PSDB em Joinville, deputado Marco Tebaldi, e Blumenau, Napoleão Bernardes. Presidente do DEM em Santa Catarina, Paulo Gouveia da Costa, participou da reunião. Disse que a situação em Joinville e Blumenau é pacífica, mas não é em Criciúma, pela relação conflituosa que o prefeito Salvaro tem com a direção local do DEM. Nada ficou decidido. Paulo Gouveia vai se reunir hoje, em Florianópolis, com Américo Faria, presidente do DEM em Criciúma e vice-presidente da executiva estadual."

O caso Dem em Criciúma é só um exemplo. Eles não querem estar com o prefeito, mas ele como não está nem aí pra ninguém e na ânsia do tempo de TV vai por cima e tenta acertar. As pessoas não estarão e o partido (sigla) estará? Então pergunto. Para que presidentes de partidos na esfera municipal? São meros tocadores da boiada estando sempre à disposição de quem tem o poder executivo? Ficam esperando os mandatários de alto escalão entrar num acordo que nem sempre é só politico para movimentar o gado no seu curral? Esse ato do prefeito e que outros também fazem se não é ilegal é imoral. Forçar alguém a estar coligado num pais democrático com quem não quer é no mínimo um atentado a democracia.

Há um ano num caso parecido me contaram a historia da carochinha. “Vão lá e façam” que seremos independentes. Seria assim ao ponto de eu ficar como pedi desde o começo longe do executivo municipal e que naquele momento era o que eles queriam para fazer um partido e não mais uma sigla de aluguel. Num piscar de olhos o que havia sido dito não existia mais e eu estava jogado na cova dos leões com a desculpa do é só por enquanto. A vergonha nas siglas menores é tão grande ao ponto de negociarem por eles sua participação na proporcional sem perguntar nada pra ninguém. Enfim, presidentes de siglas “menores” e às vezes ate de maiores nas cidades não mandam é nada. Os "boiadeiros" em geral são nutridos com churrasquinho vez em quando e mais umas migalhas que caem da mesa e se sentem feliz. E se não concordar eles trocam e botam outros viventes para tocar o gado. Eu fora dessa. E reforma politíca pra que né?

Cotas Raciais

Um assunto tão sério mereceria muitas explicações e dados, mas aqui é só minha opinião grosso modo. Votam por esses dias no STF a respeito das cotas raciais. Para começo de conversa as pessoas são e querem se sentir iguais. No meu caso eu não gostaria de entrar e ficar na universidade X anos com os outros me olhando como ser inferior. E a discriminação existirá com quem entra através da cota, pois o outro se sente desprestigiado e enfraquecido sabendo que sempre que for competir e tiver cotas sairá com menores chances. O problema hoje não tem raça.

Pode ser que maioria baseada em algum levantamento ainda é negra na escola publica, mas o que não falta nela é branco e que existindo essa lei da maneira que querem colocar sairá perdendo duas vezes. Sai em desvantagem contra os de escola particular e os negros e outros que entrariam na cota sendo que tem o mesmo nível de ensino que ele. E o mínimo que se pode fazer caso isso se concretizar é observar pontos como esse: Um negro que estudou em escola particular vida inteira entra nessa? Negro rico que poderia por força própria e não quis estar bem capacitado entra nessa? Em suma, todos são capazes e estamos muito distante do tempo que o branco não entrava da barca do ensino sofrível e que estava pouco mais longe da pobreza. Assim como querem a lei vai abrir um abismo ainda maior para muitos. Em tempo: Tem gente quase da minha "cor" se dizendo negro. E essa é minha opinião e espero não ser discriminado, pois não discrimino.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mal Não Mora Num Só Lugar

Vou elencar como exemplo nove profissões onde também existe gente ruim em grande numero e uma condição que provam que nossos políticos são apenas reflexos da sociedade e não são corruptos sós como alguns tentam passar. Em todas elas repito, existe gente boa e existem também exemplos bem piores que esses.

Contador: Muitos recolhem do cliente dinheiro para pagar impostos e encargos de todo tipo e não o fazem. Vi bastante disso quando trabalhei na regional da fazenda aqui.

Advogados: não sei em a quantas anda agora, mas uns e outros tinham habito de pegar dinheiro resultado de ações e evaporar ou levar de barriga o cidadão. E muito mais é claro.

Construtores: Constroem diferente do que vendem. Material de terceira em obra dita de primeira. Não respeitam prazos.

Engenheiros: Muitas vezes são comparsas dos empreiteiros e construtores e fazem a magica de deixar de pé o que nem devia sair do papel.

Professor: Há os bons, mas também os enroladores que levam ao pé da letra o "faz que me paga e eu faço que ensino". Nessa classe existem os reis das atividades por email.

Policial: É sabido que tem vários que jogam nas duas. Por sinal alguns mais do outro lado no que de cá.

Comerciante: Gente que vende gato por lebre. Que rouba na medida e no peso. Mesmo concordando que a carga tributária é alta o drible na lei dado pelos mesmos quando sonegam é crime.

Jornalista: Mais do que nunca com lado definido mesmo sem ser claro quanto a isso. Muitos vivem de jabá e agem como se ninguém soubesse.

Funcionário público: Nesse caso seja ele de carreira ou de confiança exemplos de corrupção estão por todos os lados.

E o como disse seriam nove exemplos de profissão e uma condição. A condição aqui é de eleitor. O mesmo que tanto reclama, mas que se vende antes ou depois, às vezes as duas coisas e que vota no corrupto. Muitas vezes é conivente com o erro por interesse puramente pessoal e também como outro citado acha que ninguém sabe.

Então é assim meus caros, fiz apenas colocações do que vejo no dia a dia e que é sabido por muitos e que mostra que os políticos tão mal falados não são corruptos sozinhos. A lei de Gerson é quase regra no país. A diferença é que eles estão mais expostos e são alvo muitas vezes da inveja do corrupto menor que queria ser o corrupto maior. Não defendo a classe política num todo, longe disso, mas não posso ver toda essa gente que dá nó em pingo dàgua se pagando de bom moço. O mal é cultural. Ou muda tudo ou não adianta.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Casar é loucura?

Às vezes conversando com um e com outro parceiro me perguntam se estou só, namorando ou casado. Pra que entendam melhor maioria deles já estão ou estiveram casados. Então respondo que continuo namorando. Isso faz cerca de dois anos e meio e que na hora oportuna pretendo casar e nesse momento bem mais da metade salta de costas. Se fosse ouvir opinião de 80% (é mais) dos viventes nem pensaria mais nisso, mas então ficaria eu só vagando por ai mais outro tanto que já vaguei? Antes era o momento e eu até acredito que devia de fato fazer isso e fiz. E devo usar parâmetro alheio para essa decisão? Claro que não. Isso é o tipo de coisa sem receita pronta.

Na verdade as relações humanas estão sofrendo em todos os setores. No trabalho cansei de ver de perto e de saber de batalhas entre “colegas” por coisa pouca. Na sociedade a lide continua com picuinhas e má fé vinda de todo lado por despeito, inveja ou ódio sem procedência. Então não é bem o casamento que está falido, pelo visto é o ser humano. Claro que a dificuldade de convivência dentro de uma casa com uma pessoa por muito tempo existe. Só consegue se manter com entendimento, doação e amor. Sendo assim juntos poderão formar o núcleo base da vida que é uma família. Se a pessoa valer a pena vale o risco, mas tem que entrar pra formar uma dupla e não para competir como muitos fazem. No mais as ações dos dois vão desenhando o destino e saber mesmo só no fim da historia.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Demora, Mas Chega

Muitos falam e agem como se a eleição fosse no final do mês. Inteiros têm ainda mais de 150 dias e com a com intensidade e rapidez de hoje em dia é coisa que não acaba mais. Principalmente com a entrada da TV e radio a coisa toma outro corpo. Ainda bem que muito mudou e deu uma regrada na majoritária e na proporcional, pois quem acha que é a primeira é dura não tem noção da dureza e guerra que é a segunda. Infelizmente para muitos do meio ficou mais importante ter um vereador do que o prefeito. Esse sentimento tem base, pois de tempos pra cá vereador depois de eleito na sequência é acionado pelo prefeito para participar da base e quase todos vão sem pestanejar. Vereador de oposição por sinal chega ser mais bem tratado que o de situação.

Participar da base significa ter portas sempre abertas na prefeitura e ocupar espaços de governo que não aparecem tanto, mas que existem. Oposição nas câmaras, assembleias e no planalto é coisa quase em desuso e isso faz mal para os governos que fazem o que bem entendem e às vezes se perdem e muito mais para sociedade que fica sem seu órgão fiscalizador. A eleição ainda tem muito pela frente, mas cabe aos que não estão de maneira direta no processo analisar bem candidatos a prefeitos e vereador e votar com consciência. Vocês é que decidem e eleição. Ninguém é eleito como votos só de seu partido ou aliados. Então quem muito reclama são os mesmo que elegem. Se está ruim por isso e por aquilo agora é hora de novo. Depois só daqui quatro anos.

Pura Falácia

Fala-se tanto em parceria, companheirismo, entendimento e até de amor, mas não sei onde está isso a não ser nas palavras. Fala-se em fidelidade a parceiros, fidelidade a amigos, fidelidade a fidelidade desde que tudo saia como cada um quer, pois na pratica tenho visto muito pouco. Jura-se demais, se faz propaganda demais e fora quem trabalha com isso quem muito fala é por que pouco faz. Não faço propaganda de mim por que sou normal. Tenho meus defeitos que muitas vezes tentam multiplicar, acentuar e divulgar pelo simples fato de tentar me prejudicar de modo besta como se isso fizesse diferença perante as pessoas que de fato interessam.

Tenho também minhas qualidades que bem menos são prolatadas por quem convém e esquecidas também por quem convém. Isso não acontece só comigo, acontece também com todo aquele que tenta ocupar seu espaço ao sol e ser feliz de vez em quando. Sabem por quê? Por que tudo aquilo que está lá no começo (parceria, companheirismo, entendimento, fidelidade, amor e Cia) estão em falta severa no mercado. Parece que o caos precisa ser instalado. Parece que muitos só conseguem viver com crises. Sabe o que acho? Não gostam ou não sabem ser feliz. Talvez nunca foram. Um devaneio aqui escrito, mas um devaneio mais real do que se imagina. A parte boa ainda existe, mas o que era para ser regra virou exceção.

domingo, 22 de abril de 2012

Eu sei e Isso Me Basta

Pra começar escrevo faz tempo a respeito de tudo e não tenho destinos para tudo que escrevo. Hoje em dia todos se acham alvos de tudo que é escrito. Acham-se centros do mundo. Não me importo de ser cornetado por alguns, pois da mesma forma sou exaltado por outros e assim é com todos. Ninguém sabe o que sinto e o que penso. Apenas acham e de achismo o mundo está até o pescoço. Tenho a noção exata de como lidar com o amor e o ódio das pessoas, pois nunca fui morno. Hoje em dia se fala muito um dos outros como se soubessem tudo. Como se soubessem de cada momento vivido. Como se soubessem com certeza quais as preferencias atuais e até mesmo as vontades de outrora e claro, os desejos futuros. Apenas imaginam o mais simples. Tratam tudo como ciência exata.

Assim é a vida e não me espanto com isso. Muito mais fácil resumir anos e anos e fatos e tudo mais em poucos achismos. Por isso sempre respeitei e continuo a respeitar o próximo. Não sei da vida dele. Vejo o mínimo e com o mínimo não se forma juízo de valor. Muitos julgam tanto os outros que se esquecem de olhar para si e viver a vida da forma que deveria ser vivida. Estou sereno, voltei pra casa, afinal de contas diz a lenda que o bom filho a casa sempre volta. Se você for mais um que tem sua vida julgada pelos “sábios superiores” não se importe e apenas viva, isso tudo não é exclusividade de ninguém e faz parte dessa passagem por esse mundo chamado terra. Se fosse me importar com miudezas já teria parado de viver e isso não farei nunca. Sei da minha verdade e isso que importa. Uma dica? Faça o mesmo você, pois a vida é sua e poucos farão algo por ela.

Ficha Limpa (minha opinião e do presidente da OAB nacional)

Não penso sozinho assim. Pelo entendimento que tenho a lei retrocede até oito anos e impede quem tenha condenação em segundo grau mesmo que em grau de recurso de ser candidato. Aqui o presidente da OAB nacional: Outro argumento usado pelos defensores da aplicação da lei é que os critérios da Ficha Limpa não são punição, e sim pré-requisitos que devem ser seguidos por quem quer ser candidato. O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, diz que “a Lei da Ficha Limpa não é punição, é critério de elegibilidade”. http://is.gd/zmRM64 Digo isso por que se tem a tese de quem ninguém pode ser punido duas vezes, mas nesse caso o presidente da ordem coloca o que penso.

Alguns acham que tenho esse entendimento apenas por não querer que o atual prefeito ficha ruim não seja candidato e torne a eleição mais fácil. Aqui está a prova de que não é só esse simples vivente que pensa assim. Quando votaram a lei foi 7 X 4 e assim sendo nem todos tem mesma opinião. Cabe na hora do registro os devidos órgãos dar sua sentença a respeito. Se o fato do crime quando apenado com inegilibilidade ter pena estipulada e cumprida como disse um ministro em uma palestra tornar elegíveis esses, então a porteira está aberta e passa até boi grande. Que eu saiba (sou quase leigo) as penas de inegilibilidade em maioria quase absoluta tem prazo definido. Então estão todos dentro e a lei vale para meia dúzia. Ou não? Questão aqui não é punir e sim pedir documentação para registro. Entre elas “folha corrida” sem condenações em segundo grau sejam elas já cumpridas ou não.

No mais é assim. Já participei de uma eleição (LHS x Amin) em que tínhamos 5% e os caras 74% e ganhamos no segundo turno por 0,30% e de outra o contrário. Estava ganha e perdemos em 15 dias (Moreira x Décio). Não temo ninguém e se tiver que perder é do processo e a vida segue. E no meu caso em particular prefiro perder (não vamos) com Romanna Remor e continuar o caminho do que ganhar no outro lado. Eu optei. Eu tinha opção. Mas escrevo apenas para mostrar que não sou único que pensa assim. Muitos pensam, mas só saberemos na hora do registro.

Domingo Televisivo

Quando começam os programas de domingo à tarde me vem a cabeça que algo está errado comigo ou de maneira geral. Por sinal tenho medo de um dia estar num sofá a tarde inteira vendo essas coisas. Que eu tenha saúde física e mental sempre para escapar dessas armadilhas. Só de escutar ao longe me causa calafrios. As mesmas coisas baratas que são consumidas rapidamente por apenas um punhado de neurônios se repetem semana após semana. Apresentadores que sorriem tanto que no final do dia devem estar com o carrinho fora do lugar. Depois não me espanta que maioria do nosso povo não consiga interpretar qualquer coisa mais que uma frase. Tudo bem... Sei que tem que ter diversão para a galera em geral, mas sinceramente pesam demais na mediocridade da coisa. Não sou grande intelectual e nem metido a tal, mas o bom gosto e pouco de discernimento ainda moram comigo.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Parecer e Ser

Eu digo que sou honesto e minha vida prova que sou honesto. Errar já errei, ser desonesto, pegar o que não era meu e trapacear, isso não fiz. Já dei mancadas e deixei algumas margens para ser discutidas, mas jamais se provou contra o mim nada de ruim. Isso pelo simples fato de não ter feito. Dizer que é honesto de nada vale se as atitudes não forem assim. Muita gente fala que é, mas na pratica prova o contrario. Na famosa frase diz que “Não basta ser honesto, tem que parecer honesto”. Faço o contraponto dizendo que não adianta parecer honesto, tem que ser. Não me gabo do que deveria ser regra. Pelo contrário, deveria ter sido melhor em algumas coisas e devo ainda melhorar em outras, mas não faço o que muitos desses canalhas de plantão no poder publico e na sociedade fazem que é promover aquilo que nunca tiveram e que nesse caso é a honestidade. Gente que vive de falácia e acreditando sempre na ignorância e num segundo tempo no esquecimento da maioria. Como costumo dizer é gente com discurso sem fundo. Gente do tipo que vive nas sombras com medo de claridade. Eles dizem que não temem, mas tirando os psicopatas até mesmo safados de marca maior tem sua ponta de temor. Se não é tente melhorar, mas principalmente nesse meio tempo bom mesmo é ficar sem propaganda de virtudes que não conhece.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A cara do governo municipal?

São fatos e contra fatos pouco se pode. Aqui cabe apenas analise sem paixão de procedimentos e números. Ou será que até isso vão querer dizer que está certo? Órgãos competentes pelo que sei não acham e nem poderiam. Uma máquina de fazer dinheiro que pelo visto alimentou uma galera. Vão dizer que erraram no tramite? Que passou despercebido? E as medidas? Desaprenderam a medir? Será mesmo que alguém em sã consciência vai dizer que é mentira ou conspiração contra o paço? O que está aqui é um extrato simplificado de tudo. Dados devidamente documentados na CPI e inquérito. Assim é o modo operante desse governo? Fica por conta de cada um a leitura e entendimento. Texto de fácil compreensão para quem está a fim de compreender.

Até que ponto confiar?

Desconfiar demais pra mim é coisa de quem pouco vale, mas chegamos num ponto da coisa que devido ao excesso de mau caráter no mercado não sabemos mais ate que ponto podemos. Não se sabe o que pode ou não ser dito, pois ao menos eu cansei de ver gente que hoje senta ao teu lado amanha sair falando coisas que deveriam ficar entre os de antes. Manter amizade eterna ou estar junto sempre em determinadas situações não é obrigação, mas mínimo de ética e humanidade faria bem a todos. O mais cruel é que estão trocando amizades por poucas moedas e um “coleguismo” se rompe do dia para noite por coisas como inveja, picuinhas, por menores e assim por diante.

Eu conheço muita gente e a reciproca verdadeira. Abrir de fato hoje como sou e o que penso a respeito de assuntos mais delicados somente com uns poucos. Não que me importe, mas sinceramente tem coisas que não devem ser expostas. É sem necessidade, não somos participantes de nenhum big brother para estarmos na vitrine de maneira gratuita. Confiáveis nem sempre tem cara de bonzinhos, nem sempre são os legais. E numa relação é esperar mais tempo para abrir sua vida, pois o atual de hoje pode ser o ex de amanha. E ódio de ex é amor de antes multiplicado.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pensar em Si é Justo

O princípio para se viver é estar feliz fazendo as coisas que se gosta e com quem se gosta. Ninguém sai de casa pela manhã para seu trabalho pelo simples de fato de gostar de prestar serviços a terceiros. O empregado quer de seu empregador remuneração suficiente par dar vazão as suas vontades e sonhos, até por que seu empregador também espera do mercado que atua o devido retorno. Essa historia de que faço isso ou aquilo por pura vocação nos dias de hoje, com todo respeito, mal cabe a religiosos então quem dirá a gente comum que tem que defender o pão de cada dia e mais um pouco para de em vez em quando ser feliz.

Ideologias ainda tem seu espaço. Gostar de tal profissão também, mas nenhum nem outro por si só paga contas e dá garantia de vida digna. Então todo trabalho deve ser adequadamente remunerado e nem sempre se pode fazer o que se gosta e totalmente da maneira que se quer. Esse papo furado deixo para ideológicos de araque, falsos moralistas, recalcados e filhos de papai que podem se dar esse luxo. Dar o devido retorno a sociedade e a quem é devido sim, mas nós que somos maioria temos que pensar no produtivo e lutar em primeiro lutar para garantir nossos direitos fundamentais. Se não fizer ninguém, mas ninguém mesmo fará por você. Não é egoísmo nem sacanagem, é a vida.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Tolos Ignorados

Sei que acabamos cobrando de todos, pois é natural que perante uma ação venha a reação. Mas se parar e analisar erramos, pois como cobrar coerência de quem nunca soube o que é isso? De que maneira podemos querer que alguém aja de forma inteligente se esta sempre passou longe do seu ser? Devemos de fato cobrar alguma coisa de quem tem o mínimo para dar. Em alguns casos o indivíduo quando mexido e remexido com força esboça reação com algum suspiro que tinha dentro de si, mas normalmente o tolo será tolo até o fim de seus dias.

Eu cai na real de fato foi de tempos pra cá. Não espero nada de bom de alguns e com esses algumas poucas opções para usar. Entre elas dar um sacode vez em quando e ignorar quase sempre. Mas mais do que nunca tenho visto que a arte de ignorar ainda é a mais eficiente. Pior, ou até mesmo engraçado é que os ignorados nas mesas de bar, nas rodas das ruas, nas redes sociais juram que estão impondo saber e respeito por ver os outros calados e ou saindo de lado. Reles mortais que não sabem como são pobremente vistos pela maioria.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mais Razoabilidade

Sinceramente seja no que for está faltando nas pessoas mais razoabilidade. Isso mesmo, o ser humano para ser pouco melhor e até quem sabe aprender de vez viver em sociedade precisa ser mais razoável. Deve-se deixar de achar que se é melhor que o outro em quase tudo e olha-lo com olhos de “esse não sabe nada”, pois muitas vezes quem não sabe é quem assim faz. Cada pessoa também tem que tirar de si o excesso de razão. A razão varia caso a caso. Pose ser total, ser parcial, mas também pode nem existir. Se todos se acham sabedores de tudo é por que pensam todos iguais? Problema que varia o pensamento, mas não varia a certeza do vivente de que o seu é o certo.

Está virando uma chatice essa coisa de gente despreparada que se baseia em obras alheias para bancar o intelectual, para se engradecer e querer diminuir o outro. Gente que prega como se fosse enviado dos céus. Gente que bate na mesa com ideologias que não vive, nunca viveu e nem pretende viver. Gente sem noção que tenta vender o impossível pra os dias de hoje fazendo parecer assim quem vive de verdade mesquinho ou sem caráter. Então é assim, vamos ser mais razoáveis nos pensamentos e principalmente nas atitudes. Os dias já estão difíceis demais para ainda termos que suportar dissimulados e extremistas.

domingo, 15 de abril de 2012

Falam tanto dela do nada?

Parte 1 - Tenho opinião formada do prefeito Clésio Salvaro. Convivi o suficiente para saber que como pessoa é um homem seco e que não cria vínculos a não ser de negócios, mas isso direito seu. Desqualifico parte da sua administração construída de forma atravessada tanto que esta sendo judicialmente questionada. Outra que é feita mais na vontade de “plantar algo político” do que como tinha que ser feita para o bem da cidade, mas não tiro alguns méritos como a vontade de fazer bom mandato. Perdeu-se, mas a ideia e a vontade não era ruim. No mais, super herói? Não, longe disso. Pessoa normal, mas obcecada que aproveitou oportunidade dada por seu tio Henrique Salvaro que hoje também não anda muito a fim de tomar café com ele.

Parte 2 - Por que será que tanto desmerecem Romanna Remor se ela nas palavras dos “confiantes escritores” é tão pequena e inofensiva? Será mesmo que alguém incapaz de mexer nas peças do jogo teria tanta atenção mesmo que seja em forma de gracinhas sem graça alguma? Romanna não é da turma cor de rosa como tanto leio. Ela soube sim naquele momento usar o que tinha em mãos para botar sua cara na rua e fez tão bem que hoje está disputando a prefeitura de Criciúma aos 37 anos.

Ela até pode ser da turma cor de rosa se essa for a cara da nova geração de políticos sem os vícios de tantos outros que agora quer seu espaço. Quem são esses mestres do saber que falam dela? Caráter inabalável esse time? O que fizeram até hoje para falar da maneira baixa e odiosa como falam? Fizeram mais? Eu a admiro, não admirasse não teria tempos atrás (quase um ano) dado minha palavra que faria de tudo para estar com ela. Eu mesmo tendo motivos para o contrário consigo ver nele algumas qualidades. Infelizmente o temor escondido nos instalados no poder e Cia não permitem abertamente ver a mesma coisa nela. E a agressão barata a ela e quem esteja com ela vai continuar. Cabe a quem vê de fora analisar tudo. Escute e leia vários, se informe, desconfie do ódio.

Uma Boa troca

Poderíamos brincar de inverter o virtual e real. E se for só de vez em quando já faria grande efeito. Acho que serviria muito bem para o bom andamento das coisas nos dias de hoje. Não entenderam? Então rapidamente explico melhor. As pessoas “são e estão” muito melhores no mundo virtual. São mais compreensivas, tem melhores ideais, se cumprimentam , respeitam-se e trocam afagos como se a bondade e entendimento morassem nesse ser 24 horas por dias. Imagine jogar todo essa torrente virtual no mundo real. Que maravilha seria.

Não estou querendo que a coisa descambe para ignorância e baixaria como por sinal alguns “machões” da rede fazem. Nesse caso também deveria se fazer isso na real, cara a cara e não pelas costas atrás de computadores. No meu ver as pessoas pensam que a rede é uma grande brincadeira ou esquecem de levar e praticar na real o que falam aqui. Enfeitar um pouco a vida na rede pra quem gosta vá lá, mas sinceramente não ser nem sombra do que aqui ali perece é motivo para repensar e ter vergonha. Pois é... Quem sabe então para melhorar os dias muitos poderiam ser na real mais do que se é no virtual. Só de vez em quando... Um dia quem sabe.

sábado, 14 de abril de 2012

Redes Milagrosas?


Vou colocar um tema de forma grosseira para entrar num assunto depois. Uma campanha numa cidade de porte médio como Criciúma tem algumas variáveis importantes para decidir a eleição que são as coligações, lideranças comunitárias, formadores de opinião e a “pegada/desenvoltura” do candidato nas ruas. Fomentando isso tudo imprensa, radio e TV e redes sociais. Mas desses três a TV com bons marqueteiros é o principal, pois estamos longe dos tempos dos grandes comícios e assim os programas televisivos ganham importância enorme. Mas o que quero dizer é o seguinte, minha gente, redes sociais marcam posição, criam situações, mas estão longe de decidir no Brasil uma eleição.

Tem gente usando redes sociais falando de eleição como se estivesse aqui a solução para todos os problemas. Baixam o nível ao extremo e juram por tudo que há de mais sagrado que tem audiência digna de virar um jogo eleitoral. A rede se usada de forma abusiva tira mais do que dá. Palavras vagas, denúncias sem fundamentos e ódio barato não agrega, pelo contrário, enojam. As redes sociais são sim um avanço na eleição e na vida do cidadão, mas achar que aqui no berro se ganha alguma coisa e que se escreve sempre para milhares é engano puro. Com algo bem coordenado, arquitetado, construído com tempo, com pessoas certas garantem sim uma fatia importante, mas só. Eleição ainda é muito do que era antes e se for pra usar rede social mal usada melhor deixar como estar.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nem tudo é fácil (Cecilia Meireles)

Devido semana cheia ao menos deixo esse poema que uma vez li e gostei

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

No Futebol e Na Vida

O que aconteceu no Criciúma esses dias com afastamento do goleiro e do “Zé do Gol” é parecido com que acontece na vida de forma geral. Vou apenas citar o exemplo do nosso centro avante. Quiseram dizer que fez mais e com certeza deve ter questionado coisas a mais o que é normal, pois não moramos numa ditadura norte coreana, mas na verdade saiu de um jogo em que perdemos para uma baba e meteu a boca em seus parceiros que se escondem do jogo, não tem raça, não tem opinião, só fazem que fazem e vivem mesmo é de puxar o saco da diretoria e imprensa e bancam os bonzinhos dedicados quando não passam de canalhas enroladores. Isso está cheio no dia a dia.

Cansei de ver gente incompetente que ganha espaço apenas puxando o saco de seus superiores. Gente que faz que trabalha se fazendo passar por compenetrado, andando rápido, enchendo a mesa de papel quando na verdade rendem quase nada, mas isso faz parte do teatro que é sustentado pelo puxa saquismo e por jamais contrariar qualquer ideia que venha de cima. É gente sem brio que se for necessário pra ganhar uns trocados e tocar a outra farsa que é sua vida engole dois sapos de ré todos os dias. Por isso deixo aqui meu repudio e nojo a esse tipo de gente que não tem posição e usa de modos baixos para se manter. Zé do Gol além de artilheiro tem cabeça, língua e brio e faz uso. Por isso foi punido. Brasil.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Paixões e Ódios Particulares

No meu ver o ser humano é movido basicamente por essas duas circunstancias que são paixões e ódios. Não precisa ser levada ao pé da letra com intensidade, mas é isso que nos nutre, nossos gostos e desgostos. Existe a dificuldade imensa de alguns de entender que o outro não tem obrigação de pensar como ele. Algumas dessas paixões nascem conosco, outras surgem com a vida e assim da mesma forma os ódios ou contrariedades. Algumas espécies de ódio aparecem pelo caminho com situações e pessoas e quase sempre só nós somos capazes de dimensionar e entender aquilo e assim sendo estando você de fora não queira opinar no que não lhe pertence. Assim também com paixões. Nascem dentro de nós, tomam corpo e são particulares, dispensam o toque alheio.

Temos religião, time de futebol, partidos políticos ou pessoas do meio em que confiamos, amigos, inimigos, lugares preferidos, outros que não passamos nem na porta, maneira de vestir, comidas favoritas e assim por diante. Somos coletivos em algumas dessas coisas, mas acima de tudo somos únicos nas mais especiais e isso deve ser respeitado. Antes de formar juízo de valor ou dar pitaco na vida alheia muitas vezes querendo condenar o outro por pensar e agir diferente pense que não gostaria que fizessem isso com você e que não sabe racionalmente o que se passa com ele e muito menos quando inclui paixão. A vida é isso aí mesmo, composta por ódios e paixões que se degladeiam no dia a dia e que são nossas e de mais ninguém.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mais Uma Dos Sem Fim

Falaram tanto do Parque das Nações para o povo de Criciúma e agora querem repassar para inciativa privada por que não tem condições de tocar o “filho querido”? Quando fizeram não sabiam do valor da manutenção. E sinceramente é tão cara assim essa manutenção ou caixa da prefa está rapado? Bom lembrar que venderam os terrenos para que fizesse a obra e agora vão tirar do publico o que era publico? No caso do HISC que é municipal tem uma ala inteira inaugurada, equipada e parada. Que busquem dinheiro onde tiver que buscar ou se refaçam contratos com HSJ já que um reclama do outro nesse caso. Prefeitura diz que era assim e HSJ diz que o dinheiro é pouco. Faltou pensar no fim quando fizeram o começo tanto num quanto no outro. Mais uma vez o governo do sem fim começa, mas não termina.

"Manutenção do Parque das Nações e operação da nova ala do Santa Catarina" Via Adelor Lessa

No primeiro ano do mandato do prefeito Clésio Salvaro, a Prefeitura de Criciúma fez a venda de área pública, ao lado do Shopping Criciúma, para usar o dinheiro na construção do Parque das Nações. Em 2010, a primeira etapa do projeto do Parque foi concluída e inaugurada. Na semana passada, o coordenador do Comitê Gestor da Prefeitura, Celito Cardoso, revelou que é muito cara a manutenção do Parque e, por isso, a Prefeiutura estuda repassá-lo à iniciativa privada. Menos de um ano depois de inaugurado! Antes de raciocinar sobre a ideia em si, é preciso destacar que, para fazer a obra, foi vendido um patrimônio público e, por isso, não parece correto que o cidadão seja cobrado, de alguma forma, para usá-la.

Enquanto isso, no Hospital Infantil Santa Catarina, que é da Prefeitura, foi concluída, equipada e inaugurada uma nova ala, mas ela continua parada. Sem uso. É dito que não há recurso para manutenção. A "esperança" é conseguir dinheiro extra para isso. Entenda-se Governo do Estado. O município tem direito, e parece até ter crédito, para buscar apoio do Governo do Estado ou mesmo do Governo Federal para ajudar no funcionamento. Se vai conseguir, ou quanto vai conseguir, dependerá do projeto que encaminhar e da habilidade, ou capacidade, de negociação e artriculação política. Agora, a responsabilidade pelo funcionamento é da Prefeitura, porque se trata de um hospital municipal.

Por fim, há algo em comum nos dois casos. Falta de planejamento! Ou, de planejamento eficiente! Afinal, tanto em relação ao Parque quanto à nova ala do hospital, é sabido que, depois de concluídos e colocados em condição de uso, implicariam despesas para manutenção e funcionamento. Será que não pensaram nisso antes?!

Homossexuais Profissionais

Desculpe-me ou não me desculpe se quiser, pois também estou saco de cheio de ter que ser politicamente correto com quem em grande em parte age com raiva querendo tolher qualquer forma de formação de juízo de valor que não seja o que querem escutar. Estou falando dos homossexuais que agora se organizam em entidades que por sinal muitas delas mamam sem parar no governo e que ficam acionando esse ou aquele judicialmente e tentando colocar a opinião publica contra muitas vezes distorcendo fatos. A coisa está tomando um corpo de maneira perigosa, pois parece que homossexuais são uma classe que tem que ser mais cuidada do que os outros e privilegiada.

Não sou evangélico, mas o que grupos organizados vem tentando fazer e da maneira que vem tentando com Silas Malafaia mostra que a intolerância também mora por lá. Nesse caso vi e li o todo da coisa e não metades e edições como tem tentando fazer. Respeito à opção sexual de cada um desde que não queiram dominar a situação por isso. E como hetero quero também ser respeitado. Não são só homossexuais que sofrem discriminação e violência. Que se puna quem faz isso, mas que se punam também espertalhões e raivosos que usam do poder publico e mídia com sua “ideologia” e que agem de maneira matreira eliminando todo aquele que disputa espaço. Sem falsa hipocrisia, isso está virando uma canalhice e prejudica até os bons que acabam carregando as safadezas dos “homossexuais profissionais”. E tenho dito.

domingo, 8 de abril de 2012

Vergonha Mora aqui

Não vou me estender porque digo há tempos, não é hoje. Não temos um time, temos um aglomerado de más contratações e a imprensa achando que tens uns dois três acima da média enquanto não temos nada. Escrevi mais cedo de que nada adiantaria passar para próxima fase, pois depois só um aborto da natureza. Que se repense, recomece e quem sabe paramos de passar vergonha. Uma vez faltava dinheiro, agora tem o suficiente para ao menos fazer um time decente e estamos estagnados. Não é só no poder publico que pagam o que não é devido. Pelo jeito no Criciúma o que não falta é jaguara superfaturado. Lamentável, mas esperado

Cidade Meia Sola?

A cidade está feia. Criciúma tem tudo para ser uma cidade bonita, agradável, que faça bem aos olhos, mas parece uma cidade de países estilo Paraguai. Isso não é culpa só do atual do prefeito não, mas em muito é. Nesse esquema de abre e fecha ruas principalmente por causa do esgoto muitas delas foram fechadas por gente que pelo visto e pelo que se sabe também não tinham técnica suficiente para isso. A impressão que tenho quando olho é que parecem grandes cicatrizes aonde os pontos foram mal dados. Como isso acontece em vários lugares dá impressão de uma cidade levada a base de remendos.

Claro que o importante é o funcionamento, mas a imagem que salta aos nossos olhos também é. Duvido se uma pessoa normal e com mínimo de percepção não tenha sua autoestima elevada quando olha para um lugar e vê que mora numa cidade bem cuidada. Da mesma forma deve se sentir ate envergonhado em habitar na terra dos remendos. Algumas coisas melhoraram, mas ainda são muitos lugares com essas marcas, é muita sujeira nos acostamentos, são calçadas sem padrão ou até mesmo sem (culpa também de alguns donos), são asfaltos ou calçamentos com desníveis visíveis até pra quem como eu não é especialista e assim vai.

Em suma, a cidade está feia e isso se deve muito a quem faz o serviço. É sabido e dito pelos próprios que em alguns casos fizeram um “intensivo” para aprender colocar lajota e saírem a campo fazendo. Pode dar certo? É difícil né... Sem contar obras que começam aqui e ali, mas não tem fim. Vão querer prazo indefinido para isso? Criciúma é bela e tem ainda chance de se recuperar, mas não podem deixar a doença agravar. Independente de quem governa precisamos de respeito. A cidade em muitos pontos agoniza e ainda assim há quem bata palma. Obs. Pra quem acha que não em tempo oportuno uma série de imagens variadas para todos os "gostos".

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Do Rito de Passagem (Paulo Coelho)


Não se esqueçam de que, na vida, existe uma coisa chamada “rito de passagem”. Quando decidimos mudar, quando estamos prontos para o próximo salto, precisamos ritualizar este momento. Todas as religiões têm isso: festa de 15 anos, casamento, formatura.

O rito de passagem traz responsabilidade ao ato da mudança. Vá a um lugar sagrado – uma igreja, um bosque, seja o que for – e entre em comunhão com o Universo. Use uma roupa que você comprou ou guardou para este dia. Faça uma oferenda e uma prece. Dedique os próximos passos a Deus. Peça a Ele para lhe guiar, proteger, mostrar o melhor caminho.

Lembre-se: todos os seus atos são sagrados e necessários. Dê a eles o seu devido valor.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Simples Foto

Bati uma foto do meu celular da excelentíssima e quando a postei se bateu dizendo isso e aquilo. Então olhei para ela e falei um pouco do que penso a respeito e por sinal já deixei essa impressão aqui. Era uma da tarde e naquele dia sem carro tinha dificuldade de fazer o trajeto trabalho faculdade a tempo então fiz isso por ela. Disse: “Tu acha que eu não bateria por que tais de maneira simples (normal)?" “Disse mais: Acho legal cuidar da aparência e querer parecer bem numa foto, mas se colocar como se fosse a impressão fatal que deixaria mais ou menos nisso ou naquilo é uma grande bobagem”. “Isso é coisa de gente sem personalidade e conteúdo”. Respondeu: “Tá... Tem razão”.

No fundo a entendo. Ainda não conseguiu (vai aprender) se desprender disso que a sociedade impõe ou tenta que temos que ser ate mesmo o que não somos. Não tem frescuras que outras tantas têm, pois se tivesse comigo não vingava, mas se vê pressionada para parecer sempre bem para que os comentários maldosos de gente com espírito serie D faz não sejam tão ruins. Como virou moda superproduções para vender o produto na rede quem sai normal parece menor, mas não é. Ela é bela para meus olhos e sei que é de verdade. Como outros e outras se não são para todos são para alguém. Na maioria quase que geral somos pessoas comuns com defeitos e qualidades. Eu devo ter uns cinco de cada e assim vivo como posso. Não vou mudar minha vida e enlouquecer por outros. Me cuido sim, mas livre de loucuras e sem deixar ser pressionado.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Começa Cai Luta Recomeça Comemora

Se tiver uma coisa que entendo e que nem queria entender tanto é de recomeço. Sem contar miudezas tive uns três. Assim foi por diversos motivos, mas o principal deles é por que sempre estive no jogo. Sempre ali tentando viver um pouco melhor, buscando o que achava merecer. É do jogo da vida que quando se busca algo mais ter contra si reações. Alguns não entendem que o que se faz é a favor de si mesmo e não contra ninguém. Se disputam a mesma fatia tem que lembrar que o outro também tem esse direito, mas mais que isso entender que o mundo não acaba ali e assim sendo é essencial o bom uso da palavra e das atitudes. Problemas todos tem, mais ou menos, mas tem. Não caiam no conto das fotos que algumas vezes nada mais são que imagens congeladas que escondem a verdade. A vida é sim uma grande testadora de nossa força e vontade de seguir em frente. Momentos difíceis e alguns quase de desespero existencial são mais comuns que qualquer um imagina. A vida é de verdade, no mais é arte ou invenção. E quando tudo der certo comemora, é justo.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Não é bem assim


Governo municipal é o governo sem fim. Começa aqui e começa ali, mas não termina quase nada. As obras de peso até agora de fato nenhuma terminada. Não sou quem está criando esse fato. No Tribuna de sábado Adelor Lessa fez uma rápida analise e colocou algumas, mas é bom lembrar que essas são as centrais, as que aparecem. Se essas que deveriam estar ao menos uma ou outra terminada continuam sem fim imaginem a dos bairros. Bem que nos bairros comparado a área central bem pouco foi “iniciado”.

Fred Campos coloca um exemplo. No bairro Bosque do Repouso tem obra com placa de 180 dias para conclusão e com mais de um ano nada do fim. Muitos já fizeram pela cidade e isso nada mais é que obrigação. Como o atual faz somente sua obrigação. E junto com o iniciar tem o fazer bem, pagar quem faz, pagar o preço justo e terminar. Depois desse trâmite pode se dizer que existe a obra e o mérito da coisa. Quando falo na cidade não falo apenas da área central, até por que essa é a parte menor. Ou a periferia que mais precisa deve ser esquecida? Essa coisa que se criou na boca de alguns que só Salvaro faz e fez é lenda.

Desafio quem quiser em tempo oportuno andar pela cidade e fazer um levantamento do que cada prefeito fez. Todos têm seus pontos positivos e negativos. Varia a intensidade. Não estou aqui defendendo nenhum dos que foram prefeitos, mas sim querendo desmistificar essa coisa de que esse fez tudo e de que ninguém fez nada. Não tiro também a marca de trabalho e até quem sabe boa intenção do atual, mas de boa intenção dizem que o inferno está cheio e só vontade não basta.

Fez tudo? Termina o que começa? Faz bem feito? Sem problemas? Olha, merece sim mérito por algumas coisas, mas como costumo dizer com certeza não é o novo “JK” e a cidade não tem três anos. Prepotência demais elegerem o “home” através de uso intenso da mídia o melhor de todos os tempos. Talvez essa mania começou e ele não sabe também aonde vai dar, pois afinal de contas nesse governo negocio é começar. Respeito sim, mas menos, bem menos.

O Vento

Sentado em frente ao computador sentia o vento fresco com ares de outuno que entrava pela janela e parecia que era mais que um simples vento. A impressão que dava é que queria dizer alguma coisa. Poderia querer me contar o que o futuro me reservava e os cuidados que tinha que ter agora e depois. Longe de entrar no lado religioso/crença da coisa, mas chegava me dar impressão que eram espíritos protetores que ali estavam em forma de brisa. Mas como é mais fácil crer no certo e conhecido enchi a mão de biluzitos e voltei ao mundo simples e terreno. Por mais um tempo é claro, pois sinceramente não acredito somente na simplicidade e pequenez desse mundo. Creio em mais, creio em muito mais.

Sou fã e defensor da lei do retorno aqui. As coisas voltam mesmo que de maneira maquiada, mas voltam. As ruins vêm mais cedo, vem com mais força. As boas até demoram mais, mas são duradouras. A vida não foi feita para ser vivida de qualquer forma. A criação é exuberante demais para ser mal usada sem punição e bem usada sem premio. Hoje tento ser melhor por crer piamente nisso e para que esteja pronto para o momento derradeiro aonde toda verdade será encontrada sem direito a recurso. Vida de cada um será seu acusador ou defensor.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Xerife de Partida

Quando comecei usar o twitter fazia oposição quase sistemática ao PT federal. Passava horas debatendo. Primeiro por que tinha motivos de sobra, segundo por que acho Lula populista ao extremo e depois por que ainda acreditava na diferença de alguns nomes de oposição. Ainda acredito em alguns, mas também não vejo mais o governo petista agora com Dilma à frente com os olhos de antes. Continuam sim com defeitos e em parte com uma quadrilha de dar medo, mas com ela comparando a Lula houve evolução na maneira de conduzir o país. Essa cegueira oposicionista ou de situação quando estou nela não me pertence mais e por isso analiso a cena sem raiva ou paixão.

Pessoas como Demostenes Torres, o xerife do Dem, estremece discurso da oposição quando deixa aparecer seu Lado B. É também por causa de figuras igual a essa que Sarney continua no senado com o poder que tem. Igualam-se e perdem força no combate. Outro que ajuda Sarney e o PT ficar em paz é o safado tucano que diz ter pena de quem vive com R$19 mil por mês. Quantos de verdade sobram para fazer frente à corrupção e aos erros governistas? FHC é por si um grande homem e não pelo partido que é filiado. PSDB não é sua imagem. Tá cheio de tucano que não vale uma rosca e assim acontece nos outros poucos partidos de oposição. Tem gente boa e combativa por aí, mas o que era minúsculo fica cada vez mais minúsculo. Que se salvem os bons nomes oposicionistas para o bem da nação. Um país (governos) sem oposição é sempre um país em risco. Mais parece a historia do roto falando do esfarrapado.