quinta-feira, 26 de abril de 2012

Partidos ou Siglas de Aluguel?

Via Adelor Lessa: "Prefeito Clésio Salvaro, PSDB, foi ontem ao presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, em Brasília, pedir apoio do partido para sua reeleição. Estava acompanhado dos candidatos a prefeito do PSDB em Joinville, deputado Marco Tebaldi, e Blumenau, Napoleão Bernardes. Presidente do DEM em Santa Catarina, Paulo Gouveia da Costa, participou da reunião. Disse que a situação em Joinville e Blumenau é pacífica, mas não é em Criciúma, pela relação conflituosa que o prefeito Salvaro tem com a direção local do DEM. Nada ficou decidido. Paulo Gouveia vai se reunir hoje, em Florianópolis, com Américo Faria, presidente do DEM em Criciúma e vice-presidente da executiva estadual."

O caso Dem em Criciúma é só um exemplo. Eles não querem estar com o prefeito, mas ele como não está nem aí pra ninguém e na ânsia do tempo de TV vai por cima e tenta acertar. As pessoas não estarão e o partido (sigla) estará? Então pergunto. Para que presidentes de partidos na esfera municipal? São meros tocadores da boiada estando sempre à disposição de quem tem o poder executivo? Ficam esperando os mandatários de alto escalão entrar num acordo que nem sempre é só politico para movimentar o gado no seu curral? Esse ato do prefeito e que outros também fazem se não é ilegal é imoral. Forçar alguém a estar coligado num pais democrático com quem não quer é no mínimo um atentado a democracia.

Há um ano num caso parecido me contaram a historia da carochinha. “Vão lá e façam” que seremos independentes. Seria assim ao ponto de eu ficar como pedi desde o começo longe do executivo municipal e que naquele momento era o que eles queriam para fazer um partido e não mais uma sigla de aluguel. Num piscar de olhos o que havia sido dito não existia mais e eu estava jogado na cova dos leões com a desculpa do é só por enquanto. A vergonha nas siglas menores é tão grande ao ponto de negociarem por eles sua participação na proporcional sem perguntar nada pra ninguém. Enfim, presidentes de siglas “menores” e às vezes ate de maiores nas cidades não mandam é nada. Os "boiadeiros" em geral são nutridos com churrasquinho vez em quando e mais umas migalhas que caem da mesa e se sentem feliz. E se não concordar eles trocam e botam outros viventes para tocar o gado. Eu fora dessa. E reforma politíca pra que né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário