terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia De Fúria

Por melhor que você seja e tente levar as coisas de maneira amena e sem rompantes, em certos momentos as coisas do dia a dia junto com sua cabeça que traz sem parar todo o acontecido seja lá no que for transforma ate mesmo o sensato e calmo em fera selvagem capaz de qualquer coisa.

Muito bonitinho ser centrado, mas isso funciona bem quando as coisas vão bem, quando as coisas vão como deveriam ir, mas não peçam a quem tem um mundo na cabeça a paciência e discernimento desses que não sabem o que é padecer física e psicologicamente.

Que porcaria de mundo é esse que vivemos que as pessoas passam por cima e nem olham pra trás? O que pensa quem deixa vidas a deriva? Quando deitam a noite lembram-se de alguém que ajudaram arrasar ou apenas fazem a contabilidade do dia?

É louco aquele que cobra seus direitos e que não se conforma em ser tratado como um pedaço de estopa onde se limpam as mãos e se joga no lixo? Será que todos que cometem atos punidos perante o código penal são bandidos ou são consequência de terem arrancados sua bondade junto com sua dignidade?

Que se mantenha a calma e a linha, mas que não se abuse delas jamais.

domingo, 29 de maio de 2011

Partidos. Presidências. Executivas.

Volta e meia ouvimos falar em executivas de partidos e de seus presidentes. Maioria só um grande teatro. Manda quem tem força eleitoral e manobra assim todos os outros. Não querendo perder tempo com presidências e burocracia partidária instala seus filhotes na poderosa executiva.

Quem tem mandato faz a executiva que quer usando dos cargos que nomeia. Se não rezar como os coronéis querem está fora. Sem contar que também chantageiam aqueles que querem ser candidatos a cargos proporcionais que só conseguirão a vaga se seguirem a cartilha normalmente sórdida dos de sempre.

Existem alguns partidos que mais de um manda, mas não são muitos não. Normalmente o maior se cerca dos seus fazendo crer aos outros que a formação da executiva partidária não tem vícios e é democrática. Grandiosa maioria das executivas de partidos são grandes mentiras meticulosamente administradas.

Passei por mais de um e conheço como funciona a coisa. Não me venham com discursos bonitos dizendo que os partidos são formados para que todos tenham voz e vez por que isso não é verdade. Contem pra outro, não pra mim que sou mais que macaco velho. Tento fazer diferente, mas está difícil e cansa, cansa muito.

sábado, 28 de maio de 2011

10 conselhos para tentar ser feliz (Base: Minha vida e cabeça)

1-Para começar qualquer coisa é necessária a intenção clara. Então se você quer ser feliz tem que colocar na cabeça que quer isso.
2-Conselhos da família em geral ao pé da letra nem pensar. Seus pais você deve escutar e fazer uma analise carinhosa e cuidadosa do que foi dito, mas que não se torne sentença.
3-Dos amigos escute e analise, mas tome muito cuidado com tais conselhos. Amigos nem sempre são tão amigos assim.
4-Planeje, mas não ache que as primeiras negativas para os seus planos são o fim do caminho. Continue, pois são apenas alguns atrasos e desvios que já constam do roteiro.
5-Se liberte de todos que te perguntam demais e comentam cada passo da sua vida como se fossem seus mentores. Normalmente infelizes que querem o mesmo pra todos.
6-Se for estudar faça aquilo que você gosta e não o que é moda ou parece dar grana. Até por que grana hoje em dia de maneira honesta é quase sempre pouca, por isso ao menos faça o que te dá prazer.
7-Na hora de trabalhar claro que nem sempre podemos escolher, mas tente não ficar muito tempo num lugar que te pareça uma penitencia diária. Isso pode matar seus sonhos e dar fim a sua meta de ser feliz.
8-Faça tudo aquilo que espera que façam pra você. Quer respeito, respeite. Quer lealdade seja leal e assim por diante. Dê para receber e em ultimo caso poder cobrar.
9-Em um relacionamento ame quem seu coração mandar. Se a reciproca for verdadeira se entregue desde que a outra parte não traga consigo a maldade e sujeira humana. Amar é bom, a pessoa errada uma tragédia anunciada.
10-Persevere sempre, pois a vida não vai parar de testar. Saiba que quanto mais pareceres feliz mais coisas aparecerão devido aos olhares humanos nem sempre satisfeitos com a felicidade alheia.

Não existe receita para ser feliz, pois se houvesse eu já seria e ainda não sou, mas tenho sim meus momentos de felicidade que com alguns mandamentos e ações quero tornar cada vez mais frequentes.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tempo De Cada Um

O tempo não é igual pra todos. Não se pode querer fazer um calculo de tempo para o alheio baseado na sua vida e nas suas pretensões. Ele passa ou não para cada um de uma maneira. Querer esperar do outro sabendo ou não da sua vida a sensação de tempo que cada um tem é prova enorme de egoísmo ou despreparo.

Um ano de cadeia não é um ano de vida aqui fora. Um ano de infelicidade e luta não é um ano de bem estar. São sentimentos distintos. Não peça paciência a quem não sabe mais o que é isso, não ache que seu tempo é o tempo do mundo. Seu umbigo não é o sol, ele é apenas mais um umbigo entre outros tantos nessa terra.

Costumo falar que tenho pressa em ser feliz, pois sou sabedor que a vida não vai parar, sentar e esperar por mim. Sei que cada dia perdido não tem recuperação e isso não é pessimismo, é realidade nua e crua. Seja o mais rápido que puder, pois do contrario pode não dar tempo.

Respeito quem acha que o tempo é igual pra todos, mas não concordo. Respeito também quem não tem pressa em viver, mas lamento. O tempo existe pra ser usado pelo livre arbítrio de cada um buscando algo ou mesmo sem pensar em nada. Eu teimoso que sou tenho pressa em ser feliz e usarei o tempo que me for dado da melhor maneira possível, pois ele não para.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tristeza (apenas um alerta)

Quem já sentiu tristeza de verdade pode assegurar que ela mata. Se não de uma vez só, mas aos poucos o sentimento tão escondido por tantos e tão comum entre nós que é a tristeza tira sua vida silenciosamente, muitas vezes não dando nem a oportunidade para os que te cercam perceberem a gravidade da situação.

A tristeza primeiro transforma seu semblante mesmo que queira passar impressão contrária. Depois dilacera seu entendimento a respeito das coisas. Na sequencia te abre os olhos pra pessoas do seu convívio e se a reação vir tarde te mata com outra doença, mas que nada mais era que a tristeza.

Uma coisa é ficar chateado, magoado, indisposto por causa de alguma situação especifica por algum tempo, outra é mergulhar no profundo e nem sempre com volta poço da tristeza. Por isso deve-se usar de todas as forças para que isso não aconteça.

Poderia apenas falar de coisas boas e jogar para torcida como maioria faz, mas já senti na pele o que é e por isso digo para pensarem e repensarem sempre seus atos, se afastarem de quem te faz ou poderá fazer mal e aproveitar com intensidade momentos de felicidade.

Sou osso duro de roer e por isso sempre virei o jogo, mas deixo um humilde conselho: Não deixem a tristeza chegar, pois ela pode vir de mala e cuia e querer ficar.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Criciúma e o Crack


Temos partes da cidade que estão contaminadas pelo crack. É visível o ir e vir de quase zumbis ao entrar em certos bairros de Criciúma. Quando paro no sinal fico analisando a que ponto a maldita pedra leva o ser humano. Perdem dignidade e tem sua feição alterada ao ponto de ficarem quase que irreconhecíveis.

Vendo essa cena bizarra penso nas autoridades. Se o individuo está ali arrecadando dinheiro no sinal na sequencia logicamente vai pra uma boca comprar crack. Não sou especialista nisso, mas seria muito difícil segui-los de longe a começar a derrubar os traficantes dessas regiões tão conhecidas?

Esse assunto é longo, mas sem cansar seus olhos, digo que para aquele que não tem oportunidade na vida normalmente o caminho será esse. Para aquele que nasce num lar sem estrutura mesma coisa. Para os que se sentem sentenciados pela sociedade a viver a margem a fuga de muitos será o craque e agora o “oxi”. O lar e a condição de cada um dará direção, não sentença de vida.

Antes de ser apenas passível de punição é caso de saúde publica. Necessário tratar o dependente e essencial a posição ostensiva da policia nessas regiões, pois fechando bocas diminui todos os outros crimes que acontecem para manutenção do vicio. Políticos deveriam se preocupar mais com a situação e não usar esses viventes como uns e outros fazem como forma de voto barato.

Um ciclo que envolve as famílias dos viciados, as pessoas e as famílias dos que sofrem com crimes dos viciados e os próprios que quando caem em si se veem em situação deplorável. Batalha tem que ser firme, pois é bom lembrar que o crack não invade só a casa dos mais pobres, talvez um dia invada as nossas. Deus me livre.

Fazer Partidos?

Nessa época muitos te procuram falando em fazer partido. Em começar uma nova ideia para que no futuro possamos fazer politica de modo diferente do que é feito agora. O que me arrepia é que normalmente os que vem falar isso são os viciados do poder que querem encontrar um novo grupo pra manter suas beneficies.

Os grupos políticos de tempos pra cá se formam e se diluem ficando apenas o cerne de cada um, ou seja, somente aqueles que depois de usarem os outros ficam numa boa, pois os decentes que não se trocam por migalhas fazem a mala e saem mais uma vez em busca do espaço merecido.

Melhor que quem venha exponha de uma vez o que realmente busca e o que quer de maneira profissional, sem essas mentiras que a galera não suporta mais ouvir. Eles acham que todos são bobos e não é assim. Muitas vezes damos votos de confiança, coisa que infelizmente não tem mais como fazer com 99%.

A onda do momento ao menos na região para aqueles que ficaram de saco cheio das raposas é formar bons grupos e participar de partidos menores, mas com poder de mando. Grande problema dos de sempre é que querem manter famílias e não fazer partidos. Passada eleição querem saber deles e os outros que se danem.

Ninguém se elege sozinho, precisam de nós e cabe a nós nos darmos o devido valor. Querem fazer famílias em uma sigla que peguem os seus e botem na estrada. Eu agora só olho no olho e de maneira bem clara com quem conheço e de maneira profissional com os que não são tão próximos assim.

Fazer política, montar partidos é igual trabalhar numa empresa. Quando se faz de maneira correta e se dá o suor para que a mesma evolua se quer o devido quinhão. No mais é discurso vazio e hipócrita. E de hipócritas estou até o pescoço.

sábado, 21 de maio de 2011

Achar Não É Certeza

As pessoas tem a mania descontrolada de achar e acham tanto que no final das contas acreditam que aquilo é verdade. Achar significa segundo o dicionário: Descobrir, inventar, julgar, supor, considerar. E pelo que foi visto achar não é ter certeza. Mas as pessoas gostam de achar isso e aquilo para quem sabe equiparar os outros as suas fraquezas escondidas.

Canso de ver pessoas em pequenos grupos fazendo julgamentos na base do achismo de outros que na verdade mal conhecem. O fazem como se fosse para riscar o vivente do mapa e ter um competidor a menos em suas vidas. Se sentem felizes em desmerecer o outro mesmo sem certeza do que falam, pelo contrário, normalmente sabem que aquilo não é verdade.

Outro achismo muito em moda é o da traição em uma relação. Pessoas que mesmo sem nada acontecer devido ao seu medo extremo e às vezes até sentimento patológico criam fatos, julgam e dão a sentença condenando o outro. E base da ação nesse caso não existe no mundo e sim somente na cabeça daquele que vê tudo com maldade.

As pessoas deveriam ter mais certezas e achar menos. Deveriam de fato é cuidar da sua vida e quando opinar na alheia que seja livre de conceitos antecipados e da parcialidade quase sempre negativa.

Deveriam pensar que uma coisa mal contada reforçada por outros idiotas de mesma índole pode tirar o chão de alguém, pode destruir uma família e dar rumos não esperados a vida. E lembre-se sempre que até que se prove o contrário a vida é uma só.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ponto De Vista Equivocado

O amor normalmente está ao lado. Está sempre ali perto de você, mas como nem todos tem a graça de enxergar o possível, bom e viável desviam seu olhar para o alheio. Quando falo em amor me refiro a tudo que temos e muitas vezes não damos o devido valor por não querer entender que o que é nosso é tão bom ou melhor do que o do outro.

Essa história de que o gramado alheio é mais bonito é uma grande mentira. Bonito e perfeito é o construído com seu suor e trabalho. Com dedicação e planejamento. Cabe a cada um acordar e olhar para suas coisas com um olhar livre de magoas e picuinhas do dia a dia. Saber que aquilo que ali está é seu e foi construído por você e pelos que caminham com você.

Como muitas vezes achamos que a felicidade mora do lado de lá, as pessoas desse lugar para o qual olhamos olham para o nosso e pensam a mesma coisa. Apenas existe o simples fato de que quando avistamos algo fora do nosso contexto o fizemos livres de sentimentos e imaginando que os problemas que aqui habitam não habitam lá.

Aprendamos nós a olhar com o devido carinho e respeito nosso trabalho, nossos bens materiais, nossos amigos de verdade, a família que nos foi dada, o parceiro que já veio ou estar por vir e o corpo que é nosso templo independente de ser magro, gordo, feio ou bonito.

Tristeza e felicidade, tranquilidade e problemas estão postos em todo lugar. Não creia você que naquela casa bonita, onde mora um casal bonito e sorridente só a alegria entra. Antes de reclamar analise o que tem, maioria das vezes agradecerá aos céus.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Por que escrevo?

Escrever pra que num país onde o máximo que se lê agora são 140 caracteres muitas vezes abreviados e escritos de forma tão errada que até mesmo os que não sabem escrever ficam horrorizados com os “sejes” da vida? Do que adianta tentar abrir os olhos daqueles que tem como missão de nascença ficar cegos até a que a morte o leve?

Eu faço isso por que gosto da língua portuguesa, por que gosto de expor minha opinião a respeito de várias coisas, por que tenho vontade de passar o pouco que aprendi para as pessoas que se interessam.
Tivesse eu lá atrás alguém que me desse bom conselho ou ao menos umas dicas não sofreria metade do que sofri até hoje. Às vezes são coisas simples que nos fazem despertar para situações que podem nos levar ao céu ou ao inferno.

Não escrevo pra ganhar nada, não o faço pra parecer intelectual, pois pra mim mesmo já provei diversas vezes quem sou, escrevo por diversão, faço isso também por obrigação moral de passar a frente algo de bom as pessoas. Tenho poucos leitores de fato, pois sou um simples homem, não fico linkando sem parar e nem fazendo propaganda de minhas palavras.

Mesmo sem nada tenho em média de 50 a 100 dependendo do dia. E se para esses que por aqui passam eu deixar algum legado minhas palavras já terão valido a pena. Falo da vida, dos sentimentos, das pessoas, de amenidades e de coisas importantes que muitos deveriam prestar atenção.

Enquanto poucos se atreverem e me derem o prazer de aqui entrar eu vou continuar, agora mais devagar, mas não vou parar, pois uma pessoa que seja que entra aqui é uma vida e não um número, e assim sendo sempre valerá a pena.

domingo, 15 de maio de 2011

X Da Questão

As pessoas têm o habito ou quase que uma dependência de falar mal de políticos antes e após as eleições. Durante nem tanto, pois via de regra tentam sugar uma coisinha aqui e outra ali. E esse ciclo gira de maneira constante sem que a grande questão seja discutida.

Se grande parte das pessoas fala de políticos e sendo que para a eleição dos mesmos é necessária a maioria dos votos existe algo de errado nesse calculo, ou melhor, algo de fácil entendimento. Os mesmos que falam são os que votam, se não todos, mas a maioria, pois ninguém se elege com a minoria dos sufrágios.

Por que esses mesmos que tanto reclamam não param de vender seu voto e depositam sua confiança em gente honesta com vontade de fazer algo diferente desse lixo politico que aí está? Por que não falam a verdade e contam suas vantagens com esse ou aquele candidato e que de fato reclamam só pra fazer cena?

Outra, por que esses que tanto reclamam não entram no meio politico? Não precisa ser de forma direta em partidos, mas que façam parte de alguma entidade organizada da sociedade civil. Esse negócio de fazer média reclamando em redes sociais não está com nada. Essa mania de menosprezar de longe quem está no meio politico não tem valor nenhum.

Saiam de suas tocas com vontade de fazer algo decente ou parem de jogar para torcida, pois sinceramente beira o ridículo. Se a maioria eleita é corrupta é por que a maioria que vota também é. Não espere do outro o que o você não pode dar.

Simplesmente Amor

Hoje vou me atrever a escrever a respeito da coisa mais importante do mundo que é o amor. Sei bem que minha acidez não se enquadra bem ao assunto, mas mesmo dos mais duros e fortes emana e essência da vida que é o tema dessa rápida explanação.

Antes de conhecer muitos confundem o fato de se sentirem fortemente atraídos por alguém com amor, mas ainda não sabem que esse é apenas um dos componentes que formam o sentimento maior. Quando se começa sentir a ausência, quando os dias se tornam longos a espera, quando seu coração acelera quando vê então se pode começar falar de amor.

O amor é sublime, ele cuida, ele tem paciência, ele prefere sofrer a ver o outro sofrendo. Fica enfurecido de ciúmes e não com picuinhas de colegiais. Ele calcula futuro e não a noite seguinte. Existe antes, durante e depois do sexo. Faz-te feliz em pequenas coisas sem necessidade de viver sempre rodeado de luxo e grandes coisas. É combativo e nunca covarde.

Tem sim suas falhas que às vezes acontecem por excesso dele, mas melhor viver com o excesso do que com o vazio que acompanha muitos. Falo isso de cadeira, pois já vivi os dois lados de moeda. Ninguém me contou como era. Pode girar a vontade, fazer o que bem entender e muitas vezes se esconder atrás de garrafas e afins, mas ao chegar em casa a ausência da pessoa amada vai lhe procurar.

Não sou poeta pra falar de amor, mas tive a graça divina depois de muito tempo em conhecer um e por isso dou a versão que conheço do nobre sentimento que é o amor. Tipo de coisa que não se escreve, mas se sente. Encheria paginas, mas me reservo a esse pequeno texto que em que cada toque lembro o que é. Amar não é brega, amar e ser amado é viver.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Oposição de brinquedo

As oposições via de regra governam junto com os que são situação. Fazem-se de oposição no rádio e em alguns debates nas câmaras de todas as instâncias, mas quando a luz se paga vão tomar café junto com os mandatários maiores. É uma nova geração de oposição que toma conta do Brasil.

Independente da esfera oposição que eu conheça é a que questiona todos os projetos e ações do executivo com veemência e vota contra quando necessário. Daquelas que não passa nem perto da sede central do governo. Não vai ganhar agrados e ser recebida com tapete vermelho em busca de novas situações que beneficiem a todos.

Oposição não tem vários cargos nos poderes executivos. Nesse caso falarei do que conheço. Em Criciúma cada vereador peemedebista tem uma série de nomeações, o do PDT mesma coisa, o do PSB idem e até mesmo o PT tem uma parte de sua comandita acalmada com cargos. Isso é exemplo que funciona Brasil a fora.

Não consigo lembrar em termos de municípios e estados quem governa com oposição firme. Todos jogam de mão fazendo o que querem, pois o apelo do poder corrompe nossos nobres representantes. Deveriam ao mesmo ser mais dignos e anunciar a verdade à população e não viver nesse faz de conta safado que vivem.

No governo federal deveriam apena fazer sessões importantes que causassem duvidas ate na grandiosa situação, pois do contrário deveriam economizar com esses grandes teatros que das peças todos sabemos o fim.

Em vários lugares prefeito manda, vice nem geme de medo de ter a luz cortada e a oposição é parceira de mando do primeiro tendo até mais espaço no governo que os partidos de situação. Bando de mentirosos. Atentai meu povo.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Traições fazem parte do jogo

Poderia ter vergonha e não o fazer para parecer o rei dos acertos, mas escreverei esse pequeno texto pra que sirva de exemplo para muitas pessoas que perderam a autoestima e que acham que fizeram tudo errado na vida e estão condenados ao esquecimento na vida profissional e solidão na pessoal.

Afetivamente maioria das pessoas sofre se sentindo feias e desprezíveis por não conseguirem muitas vezes aquilo que querem. Pra começar há de se entender que a outra pessoa pode ter gosto diferente e uma história de vida que a leve para outro lado. Sem contar que a infinita possibilidade de formação de pares torna mais comum o desencontro do que o encontro.

Para os que foram traídos e se acham únicos o que posso dizer que isso é mais normal do que parece. Maioria apenas esconde. Erro de quem trai e não do traído. Por mais que doa siga a vida e prove a si mesmo lutando que de fato não merecia aquilo e sim algo melhor. Dói, mas se souber reagir não mata.

Profissionalmente o engano e traição também fazem parte do jogo. Ninguém tem obrigação de adivinhar o que uma bela fachada de empresa ou a conversa fácil de um politico lhe reserva. Aconteceu, parta, não espere a sequencia se repetir, quem faz uma vez é capaz de outras mais. Recomece sempre, mesmo difícil mantenha a crença que algo bom existe e vai aparecer.

Poderia citar exemplos e esticar o assunto, mas digo apenas para os que estão com autoestima baixa e sem esperança que eu mesmo sendo traído por até mais de uma de minhas namoradas hoje tenho uma pessoa incrível. Que mesmo tendo sido enganado por vários políticos no meu meio, continuo de pé e com a esperança real de um dia realizar meus sonhos.

Não era tolo, nem tão feio assim, não era iniciante no que faço e mesmo assim tive as derrotas que o caminho me apresentou. O que interessa de fato é a proporção de erros e acertos e o final que a vida reserva a cada um que luta.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eu Sou do Sul

De longa data deixo claro meu orgulho em ser do sul. Tenho amor as coisas daqui. Sou apaixonado por Santa Catarina, pelo sul do Brasil e mais ainda pelo torrão de terra ou carvão que é Criciúma. Admirar o seu lugar e suas tradições são crimes?

Muitas pessoas por andarem 24 horas com espírito armado acham que quando dizemos que somos sulistas é por que desprezamos outras regiões do país e não é. Apenas o simples direito e até obrigação de defender e reverenciar nossa terra natal. Eu faço isso por que carrego o sul nas minhas veias sem faltar jamais com respeito ao alheio.

Nordestinos podem se intitular cabras da peste e donos da alegria do Brasil, povo do sudeste pode cantar aos quatro cantos que são o coração do país, a galera do norte de ser o pulmão do mundo, gente forte do centro-oeste de serem grandes produtores de nossa riqueza e nós do sul temos que ficar calados como se nada pudéssemos?

Somos um povo esquecido por governos federais e injustiçados na divisão do bolo fiscal. Não temos nada de grandioso a não ser nossa beleza e a força da nossa gente que humildemente gera nos três estados um dos maiores PIBs do país. Temos ainda se comparados à maioria dos outros estados escândalos políticos bem menores e cobrança voraz quando isso acontece.

Sou bairrista e não vejo problema nisso. Admiro pessoas que defendem sua terra. Não usem a maldade quando lerem o que vou dizer agora. Leiam com olhos de entendimento. Desculpem-me os patriotas de plantão, mas antes de me sentir brasileiro, sou sulista, catarinense e criciumense.

O extremismo deixo aos bestas de plantão e aos mal resolvidos que procuram algo para esvaziarem suas frustrações. Que a relação seja boa independente de regiões do país e de nações. Pessoas boas não escolhem lugar para nascer, existem em todos. Que cada um exalte o seu solo, pois eu sulista convicto que sou levarei sempre comigo o amor por minha terra e minha gente.

domingo, 8 de maio de 2011

SDRs: Sonho ou Pesadelo?


Escrevi isso em maio de 2011. Mudou? Não sei. Desconfio que não. "A essência das SDRs é digna de bons olhos, pois daria oportunidade do cidadão estar perto do governo e para que agentes políticos evitassem tantas viagens a capital. População comum mal sabe o que faz a SDR e tem acesso negado quase sempre que precisa. Como viraram comitês políticos as normas que deveriam ser seguidas foram substituídas pelo jeitinho de sempre. Sem alcunha não se consegue nada. Existem os comitês de cada pasta onde são apresentados projetos. Formado por representantes de cada município que aprovam ou não. Obs1. Aprovam-se todos. Na sequencia vem o conselho regional onde também se aprovam ou não. Obs2. Tudo aprovado. Comitês e conselhos um grande teatro, pois mesmo aprovados não existe garantia da liberação pelo governo. Pessoas comuns quando apresentavam projetos, por dentro me faziam sentir vergonha de comandar uma mentira. Sendo gerente de esporte, cultura e turismo na época sabia que aquelas que ali estavam sem amparo perdiam seu tempo. Muitas vezes pegava pelo braço e dava o caminho pra quem sabe conseguirem. As regionais são compostas por vários partidos e por isso as brigas, ausência de assinaturas e gavetas funcionam a mil. Maioria pensava sempre em primeiro prejudicar o outro politicamente e talvez no povo depois. Tentei no meu caso fazer de fato projetos regionais, mas os prefeitos queriam miudezas que lhes rendessem votos. O foco é interessante, mas não existe. Através dela promovem pessoas e deixam outras “muito bem”. Povo sem acesso. De projetos de baixo do braço políticos continuam indo a capital pra liberar nas devidas secretarias. Grandes comitês políticos de alto custo ao governo. Se mudarem quem sabe ainda será uma grande sacada. Assim o “Por Toda Santa Catarina”, só ilusão."

Coragem e Palavra: A Ausência

Patrulheiros seguem você em redes sociais muitas vezes com fakes que são a afirmação da falta de caráter e coragem de alguns. A patrulha também o faz questionando pessoas que você conhece a procura de algo que na maioria das vezes não existe. É muita gente com mania de perseguição e achando que o mundo gira em torno de seu umbigo.

Quem não teme se apresenta, joga de forma aberta, quando necessário fala na lata. Minoria é assim, maioria afrouxa na hora que o bicho pega. São os corajosos a longa distancia. Falam sempre, mas quando se deparam com quem tanto mal falam se calam e se indagados dizem que nada sabem.

Ninguém é obrigado a ter mesma opinião em relação a assuntos e pessoas. Respeito sim quem diverge de mim e de outros, mas o faz de forma clara e sem usar de situação financeira ou poder politico para impor situações. Também não se deveria usar de dissimulação na ausência do difamado ou caluniado.

Alguns dizem que quem se pronuncia da mesma forma diante e longe da pessoa, em veículos de comunicação ou ferramentas sejam quais forem colocando os fatos e opiniões é louco. Não, isso não é loucura, isso é uma virtude. Ter palavra e posição é coisa rara nos dias de hoje. Bancar sempre o que se fala quase em extinção.

Na duvida que eu seja “louco” até o fim e distante sempre da mediocridade da meia palavra e dos muros lotados de gente encima. Ninguém é perfeito, muito longe disso, a humanidade do nosso ser nos trás falhas, mas que podem ser atenuadas com a boa condução das coisas. Que se viva sempre não se esquecendo nunca de deixar o próximo viver.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Twitter e suas variáveis

Como tudo no mundo de hoje o twitter começou de uma forma e as pessoas foram o moldando de um jeito e de outro. Alguns de maneira melhor e outros de forma deplorável, uma espécie de Orkutização da nova cria.

É gente inteligente, fanática, exibicionista, recalcada, vazia, produtiva e de tudo um pouco. Gente do segue que te sigo, unidos do twitter, compradores, trocadores e listadores que tem como único alvo os dígitos em suas paginas para talvez suprirem alguma lacuna em suas vidas.

Independente de como se usa é respeitar a maneira alheia de usar. Uns expressam opinião a respeito de certas coisas em especial, outros como eu de forma geral, outros trocam informações. Maioria dos políticos usa (nem sempre eles) para fazer média com a galera, claro que 80% aparecem só na eleição como se fossemos tolos.

Existe uma grande parcela que usa como se fosse um Messenger coletivo. Diferença é que ao invés de falar com um o fazem com mais ao mesmo tempo e de forma publica. Respeito também quem faz dessa maneira, mas deveriam esses entender que nem todos querem usar assim. Modo diferente de usar não quer dizer antipatia. Outra, segue quem quer.

Ferramentas virtuais estilo twitter são bem vindas por que dão voz a quem não escreve em jornais e não pode “pagar” pra ter sua opinião veiculada. Temos agora a oportunidade de falar de maneira maior coisa que antes era de propriedade dos mandatários e alguns poucos.

Alguns aqui estão pra competir e tão preocupados com números que não tem tempo de pensar. Outros pra conhecerem e serem conhecidos. Alguns para poder falar o que pensa e sabe sem restrições.

Que se use com respeito e lembrando que suas palavras podem até não ser a sua verdadeira essência, mas quando ali colocadas repetidamente com o tempo assim se tornam.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Acerto ou projeto político?

Colocarei para os que não conhecem a diferença em ter um projeto politico e ser politico “profissional”. Deve ser levado em conta poder de fogo de cada um.

Independente do pleito, mas mais para cargos proporcionais existe o chamado acerto. Candidatos e coordenadores chamam pessoas com pretensa densidade eleitoral para acertarem. Vou ser claro: Oferecem um valor normalmente em dinheiro para ter o apoio do vivente.

Passiveis de acerto passada eleição perante o eleito perdem o direito de qualquer reivindicação, pois foram pagos de antemão deixando assim a situação lacrada. Normalmente não ligam, pois não tem vontade ou lhe faltam condições para pretensão maior. Bom deixar claro que uma coisa é acertar apoio e outra é ter recursos para manutenção de campanha.

Os com projeto politico procuram espaço para poder executa-los, sou exemplo disso, por isso busco respeito e retorno digno para me manter no caminho. Quem tem projeto tem vontade de participar efetivamente, com satisfação própria e dando retorno à sociedade. Se vinculados a um órgão se veem obrigados a apoiar candidato de quem manda. Não o fazendo é retaliado de varias formas. Por isso a procura de alguém que você se identifique é importante.

Sem cansar seus olhos foram colocadas duas formas básicas de fazer politica, essa é a verdade. Na última para deputado recebi mais de uma ligação para acertar com um da região, tenho provas e mesmo passando por um período difícil não aceitei. Não quero ficar mudo e sem expectativas futuras.

Procurei caminho alternativo onde na sequencia acabei descobrindo que ainda não havia acertado a mão, pois não posso controlar a índole alheia. Sigo meu rumo a fim de fazer politica em busca de espaço para executar meu projeto. Por isso peço sempre que respeitem minha breve, mas história sem manchas. Não sou homem de acertos.

Amigos Do Poder

Quando se tem grana ou se está no poder os amigos temporários aparecem. São amigos daquilo que você pode dar a eles. Querem compartilhar com você a visibilidade que bons cargos dão ou o cascalho que possui. Parceiros fiéis do que você tem e não do que você é.

Durante minha andança politica ocupei alguns que mereciam respeito, de fato interessantes, que me encorparam no meio que vivo e nas ruas, pois nessas horas seu trabalho extrapola local, tempo e classe social. Meu telefone tocava muito. Bem tratado por gente que nem de mim gostava e pelos novos “amigos”.

Nunca mudei de parceiros, primeiro por que é meu jeito e aprendi cedo que tudo é passageiro. E mais, que não deve se confiar em quem só aparece em horas boas. O que me espanta é que os safados acham que somos otários, que não sentimos aproximação interesseira e a fuga covarde.

Quando fiquei mal das pernas devido posições contrarias a burguesia inflada, modo operante de alguns e direito de buscar o merecido, não fosse minha namorada e uns poucos amigos de verdade me ligarem, meu telefone poderia ser jogado fora. Os provisórios como já esperava sumiram.

Alerta que deixo pra quem perdeu, ou não, seu tempo passando por aqui: Valorize os de verdade. Muito mais as pessoas que te amam. Outros em momentos de dificuldade sumirão. E o mais importante, não aja da maneira citada, pois é medíocre no mundo dos homens e falha grave naquele que acredito chegará.

Eu, apenas um exemplo, mas isso é geral. Alguns entram em depressão e não mais saem devido o esquecimento, por isso se apegar no material jamais, e desistir da vida muito menos.

domingo, 1 de maio de 2011

Preconceito. Justiça. Grana.

O assunto é amplo, mas escreverei de forma direta. Pra começar excluo os extremistas e também bobalhões que querem aparecer em redes sociais com insultos a famosos. Falo apenas de gente normal. Sou contrario a qualquer tipo de preconceito e violência originárias desses, mas também contra a vulgarização do tema.

Hoje mesmo em simples coisas do dia a dia o cuidado no falar é necessário, do contrario já viu, é voltinha na DP e quem sabe no Fórum. Se você é rico ou tem o poder ao seu lado se preocupe menos, afinal de contas estamos no Brasil onde a justiça “tirou a venda”. Sem contar que o caminho ate a ultima instancia de um processo é uma verdadeira via crucis.

Cresci num tempo que chamar alguém de viado, negrão, polaco, baleia ou seco não tinha o peso de hoje. Não existia essa maldade que potencializaram. Garanto que da maneira que era se crescia com melhor saúde física e mental. Sem contar que nossa falida justiça era poupada de muita bobagem. Existem processos necessários, outros são frescura ou pedido de carinho.

Existem casos e casos, mas grande numero de pessoas começou se esconder atrás de características físicas ou pessoais pra se defender da dureza que é a vida para todos. A vida é cruel de fato e discrimina o individuo pelo que ele tem ou não em sua conta bancaria. Preconceito acentuado é o social, e esse não é considerado crime.

Com grana pode ser azul, amarelo, ter 2,30 ou 1,50. Ser homo, bi, tri, ateu ou crente. Pode até ser burro, pois a sociedade aceita burros desde que com grana. Pra encerrar: 1-Que se punam os abusos sem abusar da lei. 2-Não criem refúgios baratos. 3- A vida é dura pra todos. 4-Não cobre o preconceito alheio antes de se livrar dos seus.

Que Todo Dia Seja Dia Do Trabalho

Hoje é dia do trabalho. Dizem que todo ele é digno. Não aceito com bons olhos a afirmação, mas não vou esmiuçar. O trabalho muito mais que enobrecer mantém vivos sonhos, expectativas e o corpo do vivente e dos seus. Inverto aqui a famosa frase bíblica e digo: Nem só da palavra vive o homem. Precisa de coisas materiais para sua matéria.

Respeita-me que te respeito. Me ama que continuo te amando e dentro do meio profissional me paga que trabalho. Idiotice a historia de que faço isso e aquilo somente por vocação. Nem padre trabalha de graça. Mesmo com voto de pobreza tem várias coisas em troca.

Muito bonito usar discursos de entrega do corpo e alma para seus trabalhos. Mas alguém trabalha de graça nas empresas e locais que estão? Fazem isso somente por bel prazer ou pra se torturar como num ritual de autoflagelação? Saem de casa todos os dias somente para satisfazer clientes e deixar seus patrões cada vez mais ricos?

O trabalho torna sim o ser humano melhor na questão espiritual. Se sentir útil e dentro da sociedade faz cada um ter certeza de que está vivo e de que é merecedor disso. Chegar ao fim/começo do mês e colher os frutos da sua labuta engradece o homem, mas que sejam esses frutos dignos da colheita. Que empregadores não tratem bem os seus somente uma vez por ano.

Tem uma frase que casais usam que é: Quem casa quer casa. Vou adaptar para vida profissional dizendo: Quem trabalha quer salário. Isso mesmo, quem trabalha quer remuneração ou retorno compatível com aquilo que faz. Menos “carreteiros” e mais respeito e valorização. Isso é o que espera de fato o trabalhador brasileiro.