domingo, 1 de maio de 2011

Que Todo Dia Seja Dia Do Trabalho

Hoje é dia do trabalho. Dizem que todo ele é digno. Não aceito com bons olhos a afirmação, mas não vou esmiuçar. O trabalho muito mais que enobrecer mantém vivos sonhos, expectativas e o corpo do vivente e dos seus. Inverto aqui a famosa frase bíblica e digo: Nem só da palavra vive o homem. Precisa de coisas materiais para sua matéria.

Respeita-me que te respeito. Me ama que continuo te amando e dentro do meio profissional me paga que trabalho. Idiotice a historia de que faço isso e aquilo somente por vocação. Nem padre trabalha de graça. Mesmo com voto de pobreza tem várias coisas em troca.

Muito bonito usar discursos de entrega do corpo e alma para seus trabalhos. Mas alguém trabalha de graça nas empresas e locais que estão? Fazem isso somente por bel prazer ou pra se torturar como num ritual de autoflagelação? Saem de casa todos os dias somente para satisfazer clientes e deixar seus patrões cada vez mais ricos?

O trabalho torna sim o ser humano melhor na questão espiritual. Se sentir útil e dentro da sociedade faz cada um ter certeza de que está vivo e de que é merecedor disso. Chegar ao fim/começo do mês e colher os frutos da sua labuta engradece o homem, mas que sejam esses frutos dignos da colheita. Que empregadores não tratem bem os seus somente uma vez por ano.

Tem uma frase que casais usam que é: Quem casa quer casa. Vou adaptar para vida profissional dizendo: Quem trabalha quer salário. Isso mesmo, quem trabalha quer remuneração ou retorno compatível com aquilo que faz. Menos “carreteiros” e mais respeito e valorização. Isso é o que espera de fato o trabalhador brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário