terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Que Brasil É Esse?

Assisto na TV e leio nos jornais dizeres que o Brasil é a sexta economia do mundo. Que crescemos tantos por cento nisso e tantos naquilo. Que criamos milhares de vagas de emprego ao ano (salários mínimos). Que crescemos como poucos países no mundo. Que estamos sentados a mesa com os “ricos” do G8. Leio e escuto isso. Mas é isso mesmo? Na verdade parece que estamos num regime totalitário que mesmo o país estando uma porcaria impõe nos meios de comunicação o contrario. Não é assim, mas é parecido, apenas feito de forma mais discreta.

Segurança publica quando diminui um crime é por que migram para outro. É uma matança digna de guerras. Nossa polícia com salário miserável e com grandes núcleos de corrupção. Saúde com hospitais sucateados, falta de pessoal, exames represados, gente morrendo em corredores. Desculpa, minto, nem nos corredores galera chega direito. Educação de quinto mundo. Alunos desinteressados com professores mal pagos que tem uma greve ao ano como parte do planejamento. Um país que não consegue fazer um exame como o Enem não pode se vangloriar de sua educação.

O Brasil tem seu povo tão empobrecido e sofrido que me enoja esses números frios, essas propagandas governamentais e matérias de gente e empresas que ganham “bola” do governo. Pior que ser totalmente pobre é saber que o país tem arrecadação milionária, mas que uns poucos veem e usufruem. Pra agravar o quadro do doente somos governados por marginais de colarinho branco. Fichas limpa, mas mãos sujas. Grande mentira, nós como povo somos pobres, muito pobres. Hoje no máximo somos o país da ilusão e da prestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário