sábado, 30 de abril de 2011

Romanna: O Nome Certo Da Oposição(opinião)

Colocarei situações de forma simples e sem paixão partidária que acredito façam a vereadora Romanna Remor praticamente único nome junto com uma aliança bem montada capaz de derrotar Clésio Salvaro e Marcio Burigo.

Em Criciúma devido às pessoas que compõe PMDB/Dem/PT a aliança é viável até por que o adversário é comum aos três. Separados, sem chance. Essa eleição lembra um plebiscito. Os favoráveis e contrários politicamente e da mesma forma administrativamente.

PMDB vem de três derrotas e agora sem estaduais eleitos. Tentaram alavancar o nome de Luis Fernando Cardoso (Vampiro) o colocando como Secretario Regional. Devido ao esvaziamento, mesmo que muitos digam que não, das SDRs Vampiro não decolou. Enfrenta também oposição dentro do partido.

PT na ultima ficou cerca de 20.000 votos atrás do atual prefeito. Ódio que move os lados comandados por Décio e Zé Paulo racha um PT já fragilizado que nem estadual elegeu. Cogitaram o Federal Jorge Boeira que quando sentiu que não dava também sumiu. Principalmente após episodio da BR 101 onde gazeou a audiência.

Por que Romanna? 1-Romanna é muito maior que o Dem na cidade. Confiram o caminho que a mesma fez. Daqueles que não dão em outro lugar a não ser chegar mais cedo ou mais tarde ao paço municipal. Candidaturas desde muito jovem a prefeita, vice, deputada federal e a de vereadora que a levou a câmara.

2-É a principal opositora, fiscalizando governo nas ruas e na câmara se opondo com coragem, mesmo com o jogo pesado ao qual conheço. Ao contrário da grandiosa maioria não tem nomeações no município. Coloca-se e continua numa posição desde o início. Na “rua” existem dois lados: Salvaro e Romanna.

3- Conta com anseio da geração dela em ter voz ativa na cidade. Tem e terá a seu lado o cidadão comum que rejeita o poder autoritário. Tem também a seu favor vontade do “testar” uma mulher no poder como no governo federal. Une a experiência que traz mesmo sendo jovem a vontade de quem tem muito pela frente.

Explicaria melhor, mas seria vasto e acabaria com seus olhos. No meu ver três chapas lacram a eleição. A composição caberá aos três principais definir. Vaidades em demasia e já era. Essa eleição lembra a de Eduardo Moreira contra Décio Góes. Para o Dem, poderoso PMDB de outrora e o PT será um divisor de aguas. Muito mais para os dois últimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário