domingo, 11 de novembro de 2012

Analfabetos Mirins: Culpa de Todos

Tenho visto e lido, em várias fontes, índices de semi analfabetismo, para não dizer analfabetismo completo na infância, que me fazem duvidar da maioria das escolas de agora e imaginar a tragédia que será essa turma daqui uns anos. Imagino o encontro da geração atual que por sinal já escreve muito mal, isso que pelo visto o ensino era melhor, com a geração que consegue escrever coisas básicas depois de anos de escola. Muitos são assim, mas vou me citar como exemplo. Lembro como se fosse hoje que cheguei a primeira serie com seis anos já sabendo alguma coisa que aprendi no “jardim” e sai da primeira escrevendo, para a idade, bem. Tive sim boa escola (paga com muito custo, pois meu pai homem simples), mas, além disso, tive pais que me marcavam e ensinavam o que podiam.

Fui crescendo e a marcação continuava. Queriam boas notas. Eu tinha que me virar. Em suma, no “primário” recebia três por turma a tal da menção honrosa e ganhei ate a terceira serie. Mérito só meu? Não. Mérito da família. Depois cresci e meu lado “B” ou quem sabe ele é o “A” tomou conta. Mesmo assim, não cresci burro e desatento às mudanças e necessidades do mundo. Falta ensino com qualidade, pois também temos como em todo lugar, bons e maus profissionais, mas é mais que isso. Temos provas vivas que crianças em escolas públicas também conseguem chegar longe. Falta a criança ter vontade e se não tiver a família tem que fazer ter. Como a coisa vai, chegará o dia em que teremos o “alfabeto de emoticons” e mais umas palavras. Bem quem se todos escreverem errado, o errado certo será... rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário