quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Imprensa Moderna

A imprensa se tornou mero informativo e da maneira que faz às vezes desinforma. Formar opinião lendo ou escutando esse ou aquele é um perigo, pois quase sempre estão a serviço de grupos econômicos ou políticos e pautam assim seus dizeres. Então melhor ler vários, filtrar a informação e fazer então o devido juízo de valor.

Imprensa longe de ser independente. Os empregados de grandes ou mesmo pequenos órgãos sabem que ali entrando esquecerão os defeitos de um e ate inventarão qualidades para outros. Falarão dez vezes em sete dias da semana numa coisa que atinge o ponto escolhido e no máximo darão notinha se beneficiar a parte contraria.

Já dizia Luis Fernando Veríssimo que “Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”. O que já li de barbaridade, mentiras, induções e notas plantadas em jornais é uma grandeza. Por isso leio muita coisa e procuro colher informações em outras fontes. Me informo lá e cá e assim monto o jornal da minha cabeça com cortes e pontos acentuados.

O quarto poder virou apêndice dos outros três. Como não gosto de generalizar, afirmo que a maioria é ligada a este ou aquele e vive de “bolas” deixando de lado a verdade por ela só e a imparcialidade. Pois é, nosso órgão fiscalizador que deveria ser a imprensa se transformou em mais um balcão de negócios no Brasil tupiquinim.

Um comentário:

  1. Acho que o provável caráter mentiroso e manipulador existente na imprensa nunca é demasiado, mas sempre existe. No nosso caso, creio que em virtude do regime político capitalista. Sempre tem alguém tentando subornar e sair na frente levando mais vantagens, o quepode ser uma questão de cultura, crença, educação.
    Penso que há um lado bom nisso tudo. Falsidade na impresna pode ser vista como uma oportunidade para pequenos escritores e artistas se expressarem e ganharem algum dinheiro com suas informações opcionais e, digamos, mais verdadeiras. No mundo onde vivemos, "na verdade, nunca se sabe a verdade." Então concordo que, na medida do interesse, a informação deve ser investigada, ou seja, nunca se deve obter informação de apenas uma fonte e dar todos os créditos a ela, mas sim manter o senso crítico.
    Esta oportunidade já vem sendo explorada por alguns amadores e profissionais liberais, que possuem alguma habilidade e recursos para realizar suas publicações. Isto acontece nos dias atuais, em países democráticos como o nosso (ufa!), graças a ilustre internet. Me sin to seguro em afirmar que este movimento pode ser evidenciado por meio da Internet. O meio clássico é bem mais custoso (papel, impressão, equipe de trabalho etc), e por isso esta possibilidade só veio a se consolidar mesmo na nossa era de internet, com informações voando por aí na forma digital.
    Agora uma pergunta para refleção: Por que saiu uma reportagem alertando sobre uma ameaça a internet brasileira? Nosso governo é um dos mais corruptos no mundo todo, senão o pior. Você concorda que só nos resta restringirem de vez a nossa melhor forma de disseminação das informações?

    ResponderExcluir