sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mudanças ou apenas trocas?

A morte de Kadafi me levou a escrever esse texto para lembrar algumas situações. Sempre que existe uma guerra ou revolução é por que há um interesse maior de alguém ou parte do todo. Para uma grande parte os motivos são menores, mas cada um com um interesse que quase sempre foge apenas ao ideológico.

Toda ditadura até que se prove contrario é ruim, mas também há de se analisar quem luta pra assumir o poder. Não seria a troca de um ditador por um grupo que terá frente outro ditador hoje transvestido de libertário? Será que esses que pegam em armas o fazem apenas pra libertar um povo? Sinceramente duvido muito e a história já contou varias vezes isso.

O próprio Iraque é exemplo recente de que nem toda troca melhora o país. Visto de fora parece que o povo vive melhor, mas é sabido da existência de uma guerra civil que mata muito e não deixa o país evoluir devido a disputa pelo poder entre tribos e afins. Não defendo Sadan, mas também não me iludo com os que por lá estão.

Um exemplo nacional de achar que toda mudança é valida é o PT no governo federal. Pelo discurso que tinha parecia que quando assumissem seriam os moralizadores, estancariam a sangria do dinheiro publico e o tempo provou o contrario. Lutar pela liberdade/mudança é necessário e de grande valia, se iludir com as aparências da maioria dessas lutas inocência ou tolice. Algumas são pra melhor, tem motivo claro, outras a troca de seis por meia dúzia, ou pior. Ahhh gente.... O pretróleo... Pois é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário