terça-feira, 19 de abril de 2011

Simplesmente Política

Você chega num bar e tem dois no balcão bebericando a marvada. Então do nada você comenta despretensiosamente um defeito na cidade, estado ou país e o debate começa. Se tiver habilidade levará pra onde quer, com o risco de ter que se defender também. Isso é politica.

Passa na rua e vê pequeno aglomerado de pessoas apontando algo. Se encosta como quem não quer nada e se informa da desgraça que está sendo comentada. Dali em diante também é levar o assunto mais pra lá ou pra cá. Isso é politica.

Vai ao velório e da um abraço na família às vezes nem tão conhecida assim e dá um tempo na área onde os assuntos serão variados. Alguns falarão mal de você, mas se não for a família falará mais ainda. Isso é politica.

Fazer alianças com seus vizinhos. Juntar os amigos e estar sempre pronto quando precisam. Pisar em chão batido. Dar atenção para população carente. Almoçar com a parte boa da família e com os ruins se quiserem participar. Não duvidar jamais de seu oponente. Isso é politica.

É fundamental a politica de gabinete, nem tanto a extremamente intelectual. Quer conhecer e fazer política de verdade tecle, mas coloque o pé na rua e vivencie a vida como ela é.

E só pra lembrar: “A desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta.”(Platão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário