quarta-feira, 6 de julho de 2011

É justo? Será Mesmo?

Mais uma vez lendo umas coisas por aqui e por aí dei de cara com essa frase de Fernando Pessoa tão batida e pra mim de certa maneira questionável que é “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...” Será que a coisa realmente tem que ser assim? Será justo percorrer uma longa estrada para construir algo?

No meu modo de ver é injusto e de gosto duvidoso passar uma vida inteira levando lambada e juntando os cacos para então um dia construir algo grandioso. Não será melhor conforme as pedras forem aparecendo retira-las e começar a construir algo bom por menor que seja sem esperar o acumulo de desgraças em busca de algo muito ambicioso?

A frase de fato é bonita, mas acredito que não deva servir de diretriz para vida de ninguém. Pode acontecer de você ir juntando pedras por muito tempo e quando pensar em construir o famigerado castelo não tenha tempo. Sem contar que a felicidade mora em pequenas coisas não visíveis aos olhos dos gananciosos e que castelos não são afirmação de felicidade.

Entendo se me disserem que junto com a construção gradual do caminho as pedras retiradas forem guardadas a parte para então um dia construir algo maior, mas continuo achando que quem muito grande e longe pensa acaba esquecendo do momento e das coisas que nele devem ser resolvidas. Ambição é importante, felicidade é mais. Viva e deixe viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário