domingo, 17 de julho de 2011

Humildade Na Medida Certa

Humildade é mãe e pai de muitas coisas boas mesmo parecendo ela incapaz de produzir grandes feitos, sem esquecer jamais de que na hora que mais precisarmos ela fará diferença enorme. Está certo que muitos esquecem e até não acreditam nessa hora, mas sinceramente eu acredito que ela é certa como a mais infalível equação matemática.

Certa vez Augusto Cury disse essa frase que quase nunca lembro com essas palavras, mas jamais esqueço o que ela quer dizer: “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade”. Quem se acha poderoso e imbatível, coisa que não existe, não sabe que é o mais sujeito a acontecimentos inesperados.

Ninguém é demasiadamente grande para saber tudo e nem tão pequeno que não possa ensinar algo. Mas vou lembrar fato importante que é não confundir humildade com fraqueza, humildade com falta de potencial. Ser humilde não é ser coitado, é saber lhe dar em momentos de alta ou baixa com a vida e as pessoas da mesma maneira.

Não é necessário expor “troféus” a toda hora, mas também não se pode agir sempre como um monge. Não é de bom gosto a exposição gratuita e a qualquer preço, mas também não se pode deixar cair em esquecimento. Mais um breve texto desse simples vivente, mas com olhos no futuro. Que ele ajude a uma pessoa que seja.

Um comentário:

  1. Exatamente porque "Ninguém é demasiadamente grande para saber tudo e nem tão pequeno que não possa ensinar algo" é que não acredito na humildade assim como não acredito no orgulho: acredito na diferença.

    ResponderExcluir