domingo, 31 de julho de 2011

Dois Candidatos Dois Nascedouros

Únicos com chances reais de ganhar a próxima eleição para prefeito em Criciúma até tem coisas em comum, mas tem nascimentos distintos. Romanna Remor nasceu e cresceu trazendo com ela os sinais da nova geração que é o preparo intelectual e criatividade aliados a vontade para suprir a ausência do poder financeiro.

Clésio Salvaro nasceu da politica antiga onde via de regra o candidato saia de uma família com interesses próprios que fomentava sua criação para que fosse defender os mesmos. Assim nasceu Clésio Salvaro, com seu tio Henrique Salvaro despejando tempo e recursos em suas campanhas.

Salvaro é homem obstinado e trabalhador, isso não se discute, discutem-se sim seus métodos, mas não teria conseguido nada se não fosse o grande empurrão dado por seu tio, ou seja, não é nenhum super herói. Romanna aproveitou oportunidades que teve para se instruir e então preparada aliou a coragem que tem e se tornou forte e única opositora capaz de ganhar de Salvaro.

Essa eleição passa também pelo embate de gerações e maneira de fazer politica. Romanna trás consigo a novidade que de fato só os jovens podem trazer. Um de seus diferenciais é o ouvir. Salvaro governa e faz política de cetro na mão. Ela mais que Clésio tem uma vida pela frente e sabe que será fortemente cobrada, pois forte cobradora foi e é do governo de Salvaro.

São nascedouros e caminhos diferentes. Salvaro hoje aclamado por alguns como imbatível foi também homem de derrotas. Persistiu e merece onde está. Romanna veio aos poucos se apresentando a cidade. Primeiro já é prefeito e arranca na frente. Romanna não tem a maquina em mãos para mostrar o mesmo, mas faz da vereança eficaz seu cartão de visita.

Então que se faça comparação com devido discernimento. Quanto ao nascimento ele agarrou com vontade a oportunidade que teve e ela nasceu e evolui mais por competência do que por adubagem de terceiros.

E pra encerrar digo que muitos de nós poderíamos o mesmo ou até mais se também tivéssemos a chance que alguns tiveram. São da terra, falíveis e alguns bem menos que a maioria imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário