quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Que Sirva De Exemplo

De fato mais longo, mas espero que sirva para alguém. Vou contar um fato verídico que aconteceu nos idos de 2009. Pessoa que era motorista do lugar que eu trabalhava e que também teve sua vida arrasada com contribuição de politico da região adoeceu de forma intensa e por não ocupar nenhum cargo importante para os “amigos do poder” estava jogado as traças.

Modéstia a parte sempre tive maior preocupação com os mais simples do que com os poderosos a quem respeito e por alguns tenho apreço, mas já estão cheios de puxa sacos oportunistas. E com esse amigo também fiz isso. Da palavra a ajuda de fato.

Separado, morando só, decepcionado e levando a vida com salario miserável como se já não fosse pouco tinha uma doença implacável. Apareceu então uma hérnia que rapidamente estava enorme. Então com ajuda de outro parceiro conseguimos a internação para solucionar a situação. Havia ainda uma cirrose ocasionada pelo afogar das magoas de quem mais nada tem.

Seu estado era tão grave que não pode fazer as cirurgias. Tinha que juntar melhores condições. Foi quando nesse meio tempo a ex-mulher dele me liga e diz: “Estou aqui no hospital, ele acabou de falecer”. Pensei comigo: Por que ligar pra mim? E a família? E seu partido? E os tantos poderosos de canetas e bolsos cheios?

Alardeei o fato a espera que os mais próximos dele fizessem algo, mas como ninguém fazia tive que engrossar e perguntei: Deixarão no hospital? Nem o velório do mesmo pagarão? Saí atrás de funerária e do tramite do funeral junto com outro amigo. Depois de envergonhados ao extremo apareceu um valor para amenizar as custas.

No velório os de sempre apareceram para o aperta mão. Parte da família queria apenas saber dos poucos valores que tinha e de fato com dor somente seu filho, uma criança. Fomos enterrar. Carregamos, mas o auge do fim de uma vida cercada de gente ruim foi quando ao notar que ninguém se pronunciava tive que perguntar se queriam abrir mais uma vez antes do fim. Ninguém disse nada então escolhi abrir apenas a parte do rosto para que seu filho visse o pai. Fechamos. Colocamos no tumulo. Assim se encerrou.

Era um cara bom, teve sim seus erros como todos têm, mas nada que merecesse esse fim. Mas assim foi por que as pessoas em sua maioria só ficam com você na boa. Você é o dinheiro e o prestigio que tem. Por isso luto sem parar e tento me cercar de gente boa. Deixo esse exemplo de vida e morte para que prestem atenção naqueles que tem ao lado. Que se valorize o amigo e quem ama de fato, pois a maioria é somente parceiro de seus bons dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário