segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ser do interior é ser menor?

Questionado por uma pessoa que tinha apreço de maneira desrespeitosa e baixa por causa de uma simples colocação falando de futebol, isso mesmo, futebol me veio a mente algo que trago comigo há tempos que é o não ser menor que ninguém e em nada por morar no interior e não numa capital. Principalmente aqui em Santa Catarina.

Capital nada mais é que a cidade base de um governo e principais órgãos dos poderes que crescem mais que outras devido a essa concentração. Lembrando que nem sempre o crescimento é bom. Via de regra se formam bolsões de pobreza em busca de um sonho que de fato não existe.

Não me sinto desmerecido por morar numa cidade do interior, bem pelo contrário tenho orgulho da minha cidade que cresceu com trabalho e assim vive mesmo sendo esquecida sucessivamente por governos. Temos força laboral e intectual pra superar qualquer dificuldade. Se achasse ruim iria morar numa capital. Quem sabe numa quebrada.

Eu como Criciumense me orgulho da cidade pelo que ela é. Por que sair se aqui tenho meus amigos? Se aqui tem gente boa com procedência? Têm-se todos os serviços que cidades maiores têm. Em menor proporção o que é normal, mas tem. Tenho um time de futebol que posso torcer sendo que no estado igual não há, a história e seus títulos contam isso.

Tenho orgulho da minha terra, amor a minha gente. Tanto verdade que trabalhava na capital em certo momento da minha vida e pedi transferência para minha casa. O interior de Santa Catarina com cidades como Joinville, Blumenau, Chapecó, Lages e outras tantas independente de tamanho é motor que coloca nosso estado com melhores índices do país.

Contra nossa capital nada. Pelo contrário, carinho. Quanto há alguns o lamento e a indiferença. E quanto a Criciúma, essa não troco. Tem defeitos, mas um mar de qualidades logo ali e a grandeza de uma serra ali também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário